A formação do curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais

Título
A formação do curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais
Autor
Kelly Cristina Ducatti da Silva
Orientação
José Carlos Miguel
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
2005
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo identificar a percepção que os professores responsáveis pela disciplina de Metodologia Para o Ensino de Ciências têm ao ministrar suas aulas no Curso de Pedagogia e a concepção dos alunos de 3.º e 4.º anos desse curso, quanto ao oferecimento de tal disciplina para a formação do professor de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, tendo como abordagem a pesquisa quanti-qualitativa. Os dados foram coletados em três etapas: na primeira, aplicaram-se os questionários aos grupos de graduandos de cinco universidades, três públicas e duas particulares; na segunda etapa, um aluno de cada instituição foi entrevistado, tendo em vista que esses alunos já ministram ou ministraram aulas de Ciências no Ensino Fundamental; na terceira etapa, os entrevistados foram os professores universitários, um de cada instituição pesquisada, e responsáveis por disciplinas correspondentes à de Metodologia Para o Ensino de Ciências. Em seguida, os dados foram analisados e sintetizados em quadros de classe e subclasse de conteúdos para, assim, fornecer um eixo facilitador de análise, de resultados e discussões chegando à conclusão de que a pesquisa pedagógica oferece um norte para se pensar mais efetivamente na formação inicial do professor, principalmente no que tange às práticas diferenciadas em sua formação, bem como ao interesse pelo ensino e grau de importância a ele dado.
Palavras Chave
Ensino Superior, Ensino de Ciências, Anos iniciais

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores