Buscando o caminho do meio: construindo uma parceria entre professores e formadores de professores de Ciências.

Título
Buscando o caminho do meio: construindo uma parceria entre professores e formadores de professores de Ciências.
Educação
Autor
Lenice Heloísa de Arruda Silva
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente estudo aborda a temática da "parceria" entre professores e formadores de professores, bem como suas contribuições e limitações para a análise e melhoria da prática docente. Em termos específicos, investiga-se um programa de formação continuada em Ciências, cujo propósito, típico das parcerias colaborativas, visou contemplar a prática pedagógica dos 35 professores nele participantes, embora tal programa tenha se realizado fora do contexto escolar, característica usual das parcerias pautadas na racionalidade técnica. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de informações dos agentes participantes do programa (através de entrevistas junto a professores e formadores) e das ações de formação nele desenvolvidas (via análise das gravações dos encontros e do planejamento do programa). Tais dados foram, por sua vez, analisados à  luz de estratégias de reflexividade propostas por Schön (1992). Os resultados revelam a construção de uma parceria intermediária (ou caminho do meio), através da utilização, pelos formadores, da estratégia a "sala de espelhos" que, por contemplar a análise de situações homológicas, possibilitou que os professores avaliassem, reconsiderassem e reformulassem suas práticas pedagógicas, configurando a resposta para a questão aqui investigada: como contemplar a análise e a reflexão da prática pedagógica de um número elevado de professores(as) em programas de formação continuada
Palavras Chave
Formação Continuada; Parcerias Colaborativas; Professor Reflexivo

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores