O ensino de Física numa abordagem contextualizada.

Título
O ensino de Física numa abordagem contextualizada.
Educação
Autor
Lenilda Austrilino Silva
Orientação
Marcos Tarciso Masetto
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O tema desta tese surgiu de inquietações que sempre me acompanharam no trato do ensino de Física ao qual dediquei da minha vida acadêmica. Os altos índices de reprovação e evasão dos alunos, a sua falta de motivação e interesse no processo de ensino e aprendizagem eram os problemas cruciais que me inquietavam. Como modificar esse quadro Esta tese procurou desenvolver possibilidades de resposta face ao problema. A discussão do problema ficou assim distribuída nos capítulos da tese: a introdução trata da minha experiência pessoal enquanto professora de Física e traça a trajetória da minha busca por um ensino de qualidade, das dificuldades encontradas e as alternativas de solução surgidas. O Capítulo I discute os pressupostos da aprendizagem sob o ponto de vista teórico de Ausubel (1968), Paulo Freire (1978) e Masetto (1992). A partir da leitura desses teóricos, pondero que o conhecimento prévio do aluno, o diálogo e a diversidade de estratégias de ensino são elementos fundamentais para a aprendizagem. O capítulo II discute a problemática da organização do conhecimento para a montagem de um currículo, observando questões como: seleção de conteúdos, metodologia, público de interesse e articulações advindas dí. Outro assunto também contemplado é a importância do contexto para a organização do ensino. O capítulo III trata da prática pedagógica, examinando a prática do professor, as possibilidades de atuações e como utilizar estratégias de ensino, relacionando criatividade, organização de conteúdos, interação em sala de aula com os pressupostos da aprendizagem discutidos no capítulo I. O capítulo IV analisa as articulações descritas acima, tendo como base uma intervenção realizada junto ao curso de Agronomia, na disciplina Física Geral, como um conteúdo organizado especificamente para esse fim. Dessa intervenção surgiram os pressupostos norteadores da abordagem contextualizada, objeto desta tese. Finalmente, a conclusão aponta para a necessidade da contextualização do ensino, porque só a partir dela é que uma ponte entre os conhecimentos prévios e os novos poderá surgir e promover um ensino e aprendizagem de qualidade.
Palavras Chave
Contextulização; Ensino de Física; Agronomia

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método