Ambientes Distribuídos em Realidade Virtual como Suporte a Aprendizagem Cooperativa para Solução de Problemas
Título
Ambientes Distribuídos em Realidade Virtual como Suporte a Aprendizagem Cooperativa para Solução de Problemas
Ambientes Distribuídos em Realidade Virtual como Suporte a Aprendizagem Cooperativa para Solução de Problemas
Autor
Luciano Ferreira Silva
Luciano Ferreira Silva
Orientação
Alexandre Cardoso
Alexandre Cardoso
Instituição
UFU
UFU
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Um grande número de pesquisadores acredita que a resolução de problemas é inerente a grande parte dos processos de ensino e aprendizagem. Considera-se ainda, que esta metodologia apresenta uma maior eficácia quando aplicada cooperativamente, ou seja, um aprendiz melhora o seu desempenho, em resolver problemas, quando realiza esta atividade em cooperação com outros aprendizes. No contexto do desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados ao ensino, a Realidade Virtual (RV) vem se destacando como uma tecnologia que motiva o aprendiz, uma vez que ela permite a navegação, visualização, manipulação e interação com objetos virtuais de seus cenários de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta que viabiliza o uso da RV para oferecer suporte à resolução de problemas por meio da aprendizagem cooperativa. Para tal, serão considerados os fundamentos da aprendizagem por experimentação e a efetividade de teorias e princípios pedagógicos construtivistas. Como estudo de casos optou-se por desenvolver o projeto no âmbito da Física. O presente trabalho aborda e fundamenta a sua proposta, por meio da descrição do estado da arte da pesquisa nesta área, efetua uma análise e fornece especificações do projeto, apresenta os detalhes de desenvolvimento do sistema, discute as avaliações do mesmo e por fim, apresenta as conclusões e propostas de trabalhos futuros para este projeto.
Um grande número de pesquisadores acredita que a resolução de problemas é inerente a grande parte dos processos de ensino e aprendizagem. Considera-se ainda, que esta metodologia apresenta uma maior eficácia quando aplicada cooperativamente, ou seja, um aprendiz melhora o seu desempenho, em resolver problemas, quando realiza esta atividade em cooperação com outros aprendizes. No contexto do desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados ao ensino, a Realidade Virtual (RV) vem se destacando como uma tecnologia que motiva o aprendiz, uma vez que ela permite a navegação, visualização, manipulação e interação com objetos virtuais de seus cenários de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta que viabiliza o uso da RV para oferecer suporte à resolução de problemas por meio da aprendizagem cooperativa. Para tal, serão considerados os fundamentos da aprendizagem por experimentação e a efetividade de teorias e princípios pedagógicos construtivistas. Como estudo de casos optou-se por desenvolver o projeto no âmbito da Física. O presente trabalho aborda e fundamenta a sua proposta, por meio da descrição do estado da arte da pesquisa nesta área, efetua uma análise e fornece especificações do projeto, apresenta os detalhes de desenvolvimento do sistema, discute as avaliações do mesmo e por fim, apresenta as conclusões e propostas de trabalhos futuros para este projeto.
Palavras Chave
educação, realidade virtual, ambientes distribuídos
educação, realidade virtual, ambientes distribuídos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos