Sinalização celular : uma nova abordagem para ciências biológicas.

Título
Sinalização celular : uma nova abordagem para ciências biológicas.
Autor
Marcelo Alves da Silva
Orientação
Maria Aparecida Visconti
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A educação, como detentora de um dos principais meios de transferência da informação, deve se preparar para formar alunos que atuem em um novo cenário, onde a necessidade de acesso ao conhecimento possui um papel fundamental no novo contexto social. "Ensinar e aprender" exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos ficos e processos mais abertos de pesquisda e de comunicação. Em paralelo a estes processos, percebe-se cada vez mais mudanças nos contextos de aprendizagem escolar, com atividades mais centradas no aluno e mais interativas, utilizadas em ambientes colaborativos. Neste espaço, parte do processo de "aprender" entende-se como envolvimento pessoal do aluno, já que quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender; e "ensinar" como parte de um processo o qual consiste, por parte do professor, ajudar da melhor forma possível, os alunos a ampliar, construir e reconstruir o conhecimento. O hipertexto e a multimídia interativa adequam-se particularmente a estes usos educativos. Esta hipermídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não-linear, favorecendo uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento adequado a uma pedagogia ativa. Graças a mudanças recentes no desenvolvimento de métodos pedagógicos, em paralelo aos avanços da tecnologia de informação, novas formas de interação surgem nos campos tecnológicos, comunicacional e organizacional. As biociências se tornaram uma das maiores frentes de inovação científica nos últimos anos. Seja pelo crescente interesse com questões ambientais, com o implemento de projetos de pesquisa genômica, pelos avanços das neurociências ou pelo conjunto destas atividades. Da mesma forma, o interesse pela biologia também mudou. Para atender a esta nova demanda, os cursos a distâncias têm a força de oferecer àqueles que hoje não tem acesso à USP, uma linha de comunicação. O tema central deste projeto é a criação de um ambiente de aprendizagem à distância, envolvendo o planejamento de uma disciplina mediada por tecnologias de rede, o qual apóia o aprendizado colaborativo como estratégia pedagógica, possui ferramentas de comunicação que permitiram grande interação entre participantes e conteúdo didático especialmente elaborado para este fim. O curso em "Sinalização Celular - uma Nova Abordagem para Ciências Biológicas" possui uma enorme potencialidade de sucesso em ambientes virtuais de ensino se, somente se, preservadas suas principais estratégias de interação e aprendizagem, aplicando-se estruturas mais rígidas e estratégias menos flexíveis, além de atividades avaliativas, principalmente se utilizado na forma de suporte ao ensino presencial. Caso contrario, poderá promover aprendizado apenas pelo instrucionismo.
Palavras Chave
Fisiologia; Sinalização Celular; Ensino-Aprendizagem; EaD; Tecnologia Educacional, Recursos Didáticos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método