Sinalização celular : uma nova abordagem para ciências biológicas.
Título
Sinalização celular : uma nova abordagem para ciências biológicas.
Sinalização celular : uma nova abordagem para ciências biológicas.
Autor
Marcelo Alves da Silva
Marcelo Alves da Silva
Orientação
Maria Aparecida Visconti
Maria Aparecida Visconti
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2006
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A educação, como detentora de um dos principais meios de transferência da informação, deve se preparar para formar alunos que atuem em um novo cenário, onde a necessidade de acesso ao conhecimento possui um papel fundamental no novo contexto social. "Ensinar e aprender" exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos ficos e processos mais abertos de pesquisda e de comunicação. Em paralelo a estes processos, percebe-se cada vez mais mudanças nos contextos de aprendizagem escolar, com atividades mais centradas no aluno e mais interativas, utilizadas em ambientes colaborativos. Neste espaço, parte do processo de "aprender" entende-se como envolvimento pessoal do aluno, já que quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender; e "ensinar" como parte de um processo o qual consiste, por parte do professor, ajudar da melhor forma possível, os alunos a ampliar, construir e reconstruir o conhecimento. O hipertexto e a multimídia interativa adequam-se particularmente a estes usos educativos. Esta hipermídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não-linear, favorecendo uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento adequado a uma pedagogia ativa. Graças a mudanças recentes no desenvolvimento de métodos pedagógicos, em paralelo aos avanços da tecnologia de informação, novas formas de interação surgem nos campos tecnológicos, comunicacional e organizacional. As biociências se tornaram uma das maiores frentes de inovação científica nos últimos anos. Seja pelo crescente interesse com questões ambientais, com o implemento de projetos de pesquisa genômica, pelos avanços das neurociências ou pelo conjunto destas atividades. Da mesma forma, o interesse pela biologia também mudou. Para atender a esta nova demanda, os cursos a distâncias têm a força de oferecer àqueles que hoje não tem acesso à USP, uma linha de comunicação. O tema central deste projeto é a criação de um ambiente de aprendizagem à distância, envolvendo o planejamento de uma disciplina mediada por tecnologias de rede, o qual apóia o aprendizado colaborativo como estratégia pedagógica, possui ferramentas de comunicação que permitiram grande interação entre participantes e conteúdo didático especialmente elaborado para este fim. O curso em "Sinalização Celular - uma Nova Abordagem para Ciências Biológicas" possui uma enorme potencialidade de sucesso em ambientes virtuais de ensino se, somente se, preservadas suas principais estratégias de interação e aprendizagem, aplicando-se estruturas mais rígidas e estratégias menos flexíveis, além de atividades avaliativas, principalmente se utilizado na forma de suporte ao ensino presencial. Caso contrario, poderá promover aprendizado apenas pelo instrucionismo.
A educação, como detentora de um dos principais meios de transferência da informação, deve se preparar para formar alunos que atuem em um novo cenário, onde a necessidade de acesso ao conhecimento possui um papel fundamental no novo contexto social. "Ensinar e aprender" exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos ficos e processos mais abertos de pesquisda e de comunicação. Em paralelo a estes processos, percebe-se cada vez mais mudanças nos contextos de aprendizagem escolar, com atividades mais centradas no aluno e mais interativas, utilizadas em ambientes colaborativos. Neste espaço, parte do processo de "aprender" entende-se como envolvimento pessoal do aluno, já que quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender; e "ensinar" como parte de um processo o qual consiste, por parte do professor, ajudar da melhor forma possível, os alunos a ampliar, construir e reconstruir o conhecimento. O hipertexto e a multimídia interativa adequam-se particularmente a estes usos educativos. Esta hipermídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não-linear, favorecendo uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento adequado a uma pedagogia ativa. Graças a mudanças recentes no desenvolvimento de métodos pedagógicos, em paralelo aos avanços da tecnologia de informação, novas formas de interação surgem nos campos tecnológicos, comunicacional e organizacional. As biociências se tornaram uma das maiores frentes de inovação científica nos últimos anos. Seja pelo crescente interesse com questões ambientais, com o implemento de projetos de pesquisa genômica, pelos avanços das neurociências ou pelo conjunto destas atividades. Da mesma forma, o interesse pela biologia também mudou. Para atender a esta nova demanda, os cursos a distâncias têm a força de oferecer àqueles que hoje não tem acesso à USP, uma linha de comunicação. O tema central deste projeto é a criação de um ambiente de aprendizagem à distância, envolvendo o planejamento de uma disciplina mediada por tecnologias de rede, o qual apóia o aprendizado colaborativo como estratégia pedagógica, possui ferramentas de comunicação que permitiram grande interação entre participantes e conteúdo didático especialmente elaborado para este fim. O curso em "Sinalização Celular - uma Nova Abordagem para Ciências Biológicas" possui uma enorme potencialidade de sucesso em ambientes virtuais de ensino se, somente se, preservadas suas principais estratégias de interação e aprendizagem, aplicando-se estruturas mais rígidas e estratégias menos flexíveis, além de atividades avaliativas, principalmente se utilizado na forma de suporte ao ensino presencial. Caso contrario, poderá promover aprendizado apenas pelo instrucionismo.
Palavras Chave
Fisiologia; Sinalização Celular; Ensino-Aprendizagem; EaD; Tecnologia Educacional, Recursos Didáticos.
Fisiologia; Sinalização Celular; Ensino-Aprendizagem; EaD; Tecnologia Educacional, Recursos Didáticos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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