Popularização do conhecimento científico: estudo de caso no Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília
Título
Popularização do conhecimento científico: estudo de caso no Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília
Popularização do conhecimento científico: estudo de caso no Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília
Autor
Márcia Rocha da Silva
Márcia Rocha da Silva
Orientação
Maria Helena da Silva Carneiro
Maria Helena da Silva Carneiro
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação propõe reflexão e aprofundamento de duas temáticas que se encontram peculiarmente ligadas à popularização do conhecimento científico e a educação em museus de ciências. São apresentadas discussões sobre os diferentes termos utilizados para comunicar o conhecimento científico, revisam-se conceitos vigentes sobre o tema e busca-se definir o que se chama de popularização da ciência, bem como a quem cabe popularizá-la. O Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília constitui o loco da pesquisa, escolhido em função da especificidade do seu tema e de suas características, trata-se de um museu de ciência, é aberto ao público e pertence a uma universidade. Buscou-se compreender a prática educativa realizada no âmbito desse espaço de educação não-formal. A escolha da metodologia utilizada se dá em função do problema, cuja formulação requereu observação in loco e por meio de filmagens, assim como entrevistas informais e semi-estruturadas. Os participantes da pesquisa foram dois conceptores do Museu e duas turmas de visitantes escolares, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio. A análise da literatura e dos dados obtidos, com foco na relação público-museu, permite identificar condições que servem de obstáculos ao conhecimento científico, como o impacto temático e pedagógico sofrido pelo visitante ao ver peças humanas reais, a falta de preparação prévia do público à visitação, problemas de infra-estrutura física do espaço museológico, a ação pedagógica incipiente, entre outros. Os pontos considerados relevantes poderão servir como indicadores na melhoria de qualidade desse e talvez de outros museus, que representa um espaço raro de divulgação e popularização do conhecimento científico.
Esta dissertação propõe reflexão e aprofundamento de duas temáticas que se encontram peculiarmente ligadas à popularização do conhecimento científico e a educação em museus de ciências. São apresentadas discussões sobre os diferentes termos utilizados para comunicar o conhecimento científico, revisam-se conceitos vigentes sobre o tema e busca-se definir o que se chama de popularização da ciência, bem como a quem cabe popularizá-la. O Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília constitui o loco da pesquisa, escolhido em função da especificidade do seu tema e de suas características, trata-se de um museu de ciência, é aberto ao público e pertence a uma universidade. Buscou-se compreender a prática educativa realizada no âmbito desse espaço de educação não-formal. A escolha da metodologia utilizada se dá em função do problema, cuja formulação requereu observação in loco e por meio de filmagens, assim como entrevistas informais e semi-estruturadas. Os participantes da pesquisa foram dois conceptores do Museu e duas turmas de visitantes escolares, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio. A análise da literatura e dos dados obtidos, com foco na relação público-museu, permite identificar condições que servem de obstáculos ao conhecimento científico, como o impacto temático e pedagógico sofrido pelo visitante ao ver peças humanas reais, a falta de preparação prévia do público à visitação, problemas de infra-estrutura física do espaço museológico, a ação pedagógica incipiente, entre outros. Os pontos considerados relevantes poderão servir como indicadores na melhoria de qualidade desse e talvez de outros museus, que representa um espaço raro de divulgação e popularização do conhecimento científico.
Palavras Chave
popularização do conhecimento científico, museus de ciências, educação não-formal.
popularização do conhecimento científico, museus de ciências, educação não-formal.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar