A Educação Ambiental e a representação da natureza do Parque Nacional das Emas.

Título
A Educação Ambiental e a representação da natureza do Parque Nacional das Emas.
Autor
Marcos Antonio da Silva
Orientação
Iria Brzezinski
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
2002
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A tese perfaz a trajetória preservacionista, com destaque para a origem e o significado do Parque Nacional das Emas (PARNEMAS), da Educação Ambiental (EA) e da atuação pedagógica na perspectiva da Pedagogia Ecológica (holística). Trata da representação da natureza em desenhos e redações fundamentada na abordagem teórica, centrada principalmente em Moscovici. Investiga o alcance da EA, enquanto possibilitadora do exercício da preservação, norteado pelo enfoque do habitus (Bourdieu), em que os atores sociais (a população de Chapadão do Céu e arredores) são elevados à condição de gestores do meio ambiente. Conclui que as imagens e textos enfocam o Parque de forma positiva; nas análises, e no conjunto do estudo realizado são assinaladas possibilidades de novas posturas sobre a natureza. Aponta para a viabilidade de integrar o segmento investigado, alunos do ensino fundamental (cujos reflexos da representação estendem-se aos pais e professores), na composição de um programa de mediação educativa ambiental para que se atinja a dimensão de preservação em que as práticas econômicas e sócio-culturais adotadas no entorno do PARNEMAS, não contribuam para a degradação do ambiente natural.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno