A Educação Ambiental e a representação da natureza do Parque Nacional das Emas.
Título
A Educação Ambiental e a representação da natureza do Parque Nacional das Emas.
A Educação Ambiental e a representação da natureza do Parque Nacional das Emas.
Autor
Marcos Antonio da Silva
Marcos Antonio da Silva
Orientação
Iria Brzezinski
Iria Brzezinski
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A tese perfaz a trajetória preservacionista, com destaque para a origem e o significado do Parque Nacional das Emas (PARNEMAS), da Educação Ambiental (EA) e da atuação pedagógica na perspectiva da Pedagogia Ecológica (holística). Trata da representação da natureza em desenhos e redações fundamentada na abordagem teórica, centrada principalmente em Moscovici. Investiga o alcance da EA, enquanto possibilitadora do exercício da preservação, norteado pelo enfoque do habitus (Bourdieu), em que os atores sociais (a população de Chapadão do Céu e arredores) são elevados à condição de gestores do meio ambiente. Conclui que as imagens e textos enfocam o Parque de forma positiva; nas análises, e no conjunto do estudo realizado são assinaladas possibilidades de novas posturas sobre a natureza. Aponta para a viabilidade de integrar o segmento investigado, alunos do ensino fundamental (cujos reflexos da representação estendem-se aos pais e professores), na composição de um programa de mediação educativa ambiental para que se atinja a dimensão de preservação em que as práticas econômicas e sócio-culturais adotadas no entorno do PARNEMAS, não contribuam para a degradação do ambiente natural.
A tese perfaz a trajetória preservacionista, com destaque para a origem e o significado do Parque Nacional das Emas (PARNEMAS), da Educação Ambiental (EA) e da atuação pedagógica na perspectiva da Pedagogia Ecológica (holística). Trata da representação da natureza em desenhos e redações fundamentada na abordagem teórica, centrada principalmente em Moscovici. Investiga o alcance da EA, enquanto possibilitadora do exercício da preservação, norteado pelo enfoque do habitus (Bourdieu), em que os atores sociais (a população de Chapadão do Céu e arredores) são elevados à condição de gestores do meio ambiente. Conclui que as imagens e textos enfocam o Parque de forma positiva; nas análises, e no conjunto do estudo realizado são assinaladas possibilidades de novas posturas sobre a natureza. Aponta para a viabilidade de integrar o segmento investigado, alunos do ensino fundamental (cujos reflexos da representação estendem-se aos pais e professores), na composição de um programa de mediação educativa ambiental para que se atinja a dimensão de preservação em que as práticas econômicas e sócio-culturais adotadas no entorno do PARNEMAS, não contribuam para a degradação do ambiente natural.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno