A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo.
Título
A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo.
A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo.
Autor
Marcos Corrêa da Silva
Marcos Corrêa da Silva
Orientação
Sonia Krapas Teixeira
Sonia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a fornecer subsídios para a elaboração de propostas didáticas para o ensino de campo. Para tal, foi realizada uma pesquisa histórica sobre a controvérsia ação à distância/ ação mediada, com vistas a entender como o problema da transmissão de uma ação entre corpos afastados foi tratado pela física. Foi destacada a concepção de Newton de ação à distância e as formulações de Faraday, Maxwell, Lorentz e Einstein sobre a necessidade de uma ação mediada, um elemento intermediário na transmissão das ações: o campo. Junto à pesquisa histórica foram reunidas informações sobre a abordagem de campo nos livros didáticos de ensino médio, submetidos a uma análise de conteúdo e a uma análise de discurso, feita de acordo com os parâmetros estabelecidos por Orlandi (1987). Como resultados da pesquisa foram estabelecidas três formas de abordagem para as interações físicas: o ensino de campo com recurso à controvérsia ação à distância/ ação mediada, o ensino de campo apenas do ponto de vista matemático, sem recurso a hipóteses sobre a transmissão da força e, por último, uma abordagem das interações físicas sob a perspectiva da ação à distância.
Este trabalho se propõe a fornecer subsídios para a elaboração de propostas didáticas para o ensino de campo. Para tal, foi realizada uma pesquisa histórica sobre a controvérsia ação à distância/ ação mediada, com vistas a entender como o problema da transmissão de uma ação entre corpos afastados foi tratado pela física. Foi destacada a concepção de Newton de ação à distância e as formulações de Faraday, Maxwell, Lorentz e Einstein sobre a necessidade de uma ação mediada, um elemento intermediário na transmissão das ações: o campo. Junto à pesquisa histórica foram reunidas informações sobre a abordagem de campo nos livros didáticos de ensino médio, submetidos a uma análise de conteúdo e a uma análise de discurso, feita de acordo com os parâmetros estabelecidos por Orlandi (1987). Como resultados da pesquisa foram estabelecidas três formas de abordagem para as interações físicas: o ensino de campo com recurso à controvérsia ação à distância/ ação mediada, o ensino de campo apenas do ponto de vista matemático, sem recurso a hipóteses sobre a transmissão da força e, por último, uma abordagem das interações físicas sob a perspectiva da ação à distância.
Palavras Chave
campo; livro didático; ensino.
campo; livro didático; ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos