A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo.

Título
A controvérsia ação à distância versus ação mediada como subsídio para o desenvolvimento de propostas didáticas para o ensino de campo.
Autor
Marcos Corrêa da Silva
Orientação
Sonia Krapas Teixeira
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a fornecer subsídios para a elaboração de propostas didáticas para o ensino de campo. Para tal, foi realizada uma pesquisa histórica sobre a controvérsia ação à distância/ ação mediada, com vistas a entender como o problema da transmissão de uma ação entre corpos afastados foi tratado pela física. Foi destacada a concepção de Newton de ação à distância e as formulações de Faraday, Maxwell, Lorentz e Einstein sobre a necessidade de uma ação mediada, um elemento intermediário na transmissão das ações: o campo. Junto à pesquisa histórica foram reunidas informações sobre a abordagem de campo nos livros didáticos de ensino médio, submetidos a uma análise de conteúdo e a uma análise de discurso, feita de acordo com os parâmetros estabelecidos por Orlandi (1987). Como resultados da pesquisa foram estabelecidas três formas de abordagem para as interações físicas: o ensino de campo com recurso à controvérsia ação à distância/ ação mediada, o ensino de campo apenas do ponto de vista matemático, sem recurso a hipóteses sobre a transmissão da força e, por último, uma abordagem das interações físicas sob a perspectiva da ação à distância.
Palavras Chave
campo; livro didático; ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos