Uma contribuição para o ensino dos postulados da teoria da relatividade restrita para alunos do ensino médio.

Título
Uma contribuição para o ensino dos postulados da teoria da relatividade restrita para alunos do ensino médio.
Autor
Marcos José da Silva
Orientação
Ernande Barbosa da Costa
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo estudar as dificuldades apresentadas por alunos do ensino médio com relação à aprendizagem dos postulados da relatividade restrita de Einstein. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica das idéias relevantes para esse assunto, desde Aristóteles, passando por Galileu e Newton até chegar a Einstein. Em seguida foi feita uma transposição didática desse conteúdo, que subsidiou uma intervenção didática baseada nas idéias de George Kelly e Bachelard, que foi aplicada a um grupo de 12 alunos de 3a. série do Ensino Médio de uma escola privada em Limoeiro, Região do Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco, no período de março a abril de 2004. Os resultados obtidos mostraram que os alunos têm dificuldade de compreender o conceito de referencial inercial, o que gera outras dificuldades com a compreensão do conceito de tempo relativo, sincronização e simultaneidade. Além disso, ficou claro que a falta de exemplos no cotidiano requer que esse conteúdo seja trabalhado apelando para a capacidade dos alunos de raciocinar de forma abstrata. Nesse caso, a contextualização deixa de se ligar ao cotidiano do aluno e passa a se referir a contextos construídos teoricamente, baseados em características aceitas "a priori".
Palavras Chave
relatividade restrita.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos