A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para o ensino de Ciências Naturais usando a literatura infantil amazonense.
Título
A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para o ensino de Ciências Naturais usando a literatura infantil amazonense.
A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para o ensino de Ciências Naturais usando a literatura infantil amazonense.
Autor
Maria do Livramento Galvão da Silva
Maria do Livramento Galvão da Silva
Orientação
Augusto Fachín Terán
Augusto Fachín Terán
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Escola Normal Superior
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral elaborar uma proposta metodológica para trabalhar Temas Ambientais (TAs) no 9º ano do Ensino Fundamental na componente curricular de Ciências Naturais na rede Municipal de Ensino de Manaus a partir do contraponto entre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Município (SEMED) e os Temas Ambientais (TAs) amplamente divulgados e debatidos propostos por instituições governamentais e não-governamentais. Para atingir esse objetivo realizar-se-á um estudo bibliográfico que contemple aspectos epistemológicos, legais e pedagógicos relacionados aos Temas Ambientais (TAs); que identifique a partir do Estado da Arte nos cursos de pós graduação Stricto Senso, as produções realizadas sobre os Temas Ambientais (TAs) no 9º ano do Ensino Fundamental, para isso analisaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a proposta curricular da Secretaria de Educação de Manaus (SEMED) e foram identificados os Temas Ambientais (TAs) de maior relevância e urgência a serem trabalhados em sala de aula. A partir dessa análise realizaram-se Oficinas Pedagógicas com professores do 9º ano de Ciências Naturais nas quais foram propostos novos caminhos para o ensino dos Temas Ambientais (TAs) no 9º ano do Ensino Fundamental como forma de contribuir para o processo de ensino aprendizagem de ciências naturais na região amazônica. A pesquisa foi de cunho Quali-quantitativo e se justifica na consensual e inquestionável questão de que o domínio das teorias científicas não é suficiente para um adequado desempenho docente, a preocupação com a apropriação crítica dos conteúdos pelos professores e com o processo que o conhecimento gera, deve ser priorizada, de modo que se incorpore no universo escolar e se constitua cultura.
Esta pesquisa tem por objetivo geral elaborar uma proposta metodológica para trabalhar Temas Ambientais (TAs) no 9º ano do Ensino Fundamental na componente curricular de Ciências Naturais na rede Municipal de Ensino de Manaus a partir do contraponto entre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Município (SEMED) e os Temas Ambientais (TAs) amplamente divulgados e debatidos propostos por instituições governamentais e não-governamentais. Para atingir esse objetivo realizar-se-á um estudo bibliográfico que contemple aspectos epistemológicos, legais e pedagógicos relacionados aos Temas Ambientais (TAs); que identifique a partir do Estado da Arte nos cursos de pós graduação Stricto Senso, as produções realizadas sobre os Temas Ambientais (TAs) no 9º ano do Ensino Fundamental, para isso analisaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a proposta curricular da Secretaria de Educação de Manaus (SEMED) e foram identificados os Temas Ambientais (TAs) de maior relevância e urgência a serem trabalhados em sala de aula. A partir dessa análise realizaram-se Oficinas Pedagógicas com professores do 9º ano de Ciências Naturais nas quais foram propostos novos caminhos para o ensino dos Temas Ambientais (TAs) no 9º ano do Ensino Fundamental como forma de contribuir para o processo de ensino aprendizagem de ciências naturais na região amazônica. A pesquisa foi de cunho Quali-quantitativo e se justifica na consensual e inquestionável questão de que o domínio das teorias científicas não é suficiente para um adequado desempenho docente, a preocupação com a apropriação crítica dos conteúdos pelos professores e com o processo que o conhecimento gera, deve ser priorizada, de modo que se incorpore no universo escolar e se constitua cultura.
Palavras Chave
processo ensino-aprendizagem, Ciências Naturais.
processo ensino-aprendizagem, Ciências Naturais.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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