Percepção da Educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental-Ipatinga-MG

Título
Percepção da Educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental-Ipatinga-MG
Autor
Mazareth Maria da Silva
Orientação
Jorge Luiz de Goes Pereira
Instituição
UNESC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Caratinga/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções de Educação Ambiental, nas escolas públicas municipal e estadual do Ensino Fundamental da cidade de Ipatinga – MG, em relação às diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Especificamente, procurou-se examinar o grau de conhecimento dos professores, com respeito aos temas ambientais e suas práticas pedagógicas; identificar através da percepção dos alunos, como está sendo trabalhado os temas ambientais e comparar os resultados da percepção de Educação Ambiental nas duas redes (municipal e estadual). A pesquisa, de natureza exploratória, fez uso da entrevista, por meio do questionário semi-estruturado; conversas informais, análise de documentos, observação direta nas escolas, além de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que ao se comparar as duas redes de ensino, alunos e professores da rede municipal caminham na direção estabelecida pelas conferências de Estocolmo, Tbilisi e a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, culminando com o seu resultado dentro da visão socioambiental. Já a rede estadual, ainda caminha de forma lenta, estando configurada a visão ecológico-preservacionista. Considera-se que esta pesquisa possa contribuir para a evolução das percepções de Educação Ambiental no cotidiano escolar e, especificamente, nas turmas pesquisadas de 5ª a 8ª séries. Além disso, permitiu discutir a importância dos PCN’s na educação; bem como a idéia de transversalidade, a partir de sua relação com a abordagem holística e complexa da Educação Ambiental. Conclui-se que, apesar de existirem legislações vigentes para a inserção da EA nas escolas, os resultados não comprovam a evolução das percepções de Educação Ambiental estabelecida pelos PCN’s - Tema Transversal – Meio Ambiente, no âmbito das escolas pesquisadas.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Ensino Fundamental

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Professor, Características do Aluno