Percepção da Educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental-Ipatinga-MG
Título
Percepção da Educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental-Ipatinga-MG
Percepção da Educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental-Ipatinga-MG
Autor
Mazareth Maria da Silva
Mazareth Maria da Silva
Orientação
Jorge Luiz de Goes Pereira
Jorge Luiz de Goes Pereira
Instituição
UNESC
UNESC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Caratinga/SC
Caratinga/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções de Educação Ambiental, nas escolas públicas municipal e estadual do Ensino Fundamental da cidade de Ipatinga – MG, em relação à s diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Especificamente, procurou-se examinar o grau de conhecimento dos professores, com respeito aos temas ambientais e suas práticas pedagógicas; identificar através da percepção dos alunos, como está sendo trabalhado os temas ambientais e comparar os resultados da percepção de Educação Ambiental nas duas redes (municipal e estadual). A pesquisa, de natureza exploratória, fez uso da entrevista, por meio do questionário semi-estruturado; conversas informais, análise de documentos, observação direta nas escolas, além de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que ao se comparar as duas redes de ensino, alunos e professores da rede municipal caminham na direção estabelecida pelas conferências de Estocolmo, Tbilisi e a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, culminando com o seu resultado dentro da visão socioambiental. Já a rede estadual, ainda caminha de forma lenta, estando configurada a visão ecológico-preservacionista. Considera-se que esta pesquisa possa contribuir para a evolução das percepções de Educação Ambiental no cotidiano escolar e, especificamente, nas turmas pesquisadas de 5ª a 8ª séries. Além disso, permitiu discutir a importância dos PCN’s na educação; bem como a idéia de transversalidade, a partir de sua relação com a abordagem holÃstica e complexa da Educação Ambiental. Conclui-se que, apesar de existirem legislações vigentes para a inserção da EA nas escolas, os resultados não comprovam a evolução das percepções de Educação Ambiental estabelecida pelos PCN’s - Tema Transversal – Meio Ambiente, no âmbito das escolas pesquisadas.
O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções de Educação Ambiental, nas escolas públicas municipal e estadual do Ensino Fundamental da cidade de Ipatinga – MG, em relação à s diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Especificamente, procurou-se examinar o grau de conhecimento dos professores, com respeito aos temas ambientais e suas práticas pedagógicas; identificar através da percepção dos alunos, como está sendo trabalhado os temas ambientais e comparar os resultados da percepção de Educação Ambiental nas duas redes (municipal e estadual). A pesquisa, de natureza exploratória, fez uso da entrevista, por meio do questionário semi-estruturado; conversas informais, análise de documentos, observação direta nas escolas, além de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que ao se comparar as duas redes de ensino, alunos e professores da rede municipal caminham na direção estabelecida pelas conferências de Estocolmo, Tbilisi e a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, culminando com o seu resultado dentro da visão socioambiental. Já a rede estadual, ainda caminha de forma lenta, estando configurada a visão ecológico-preservacionista. Considera-se que esta pesquisa possa contribuir para a evolução das percepções de Educação Ambiental no cotidiano escolar e, especificamente, nas turmas pesquisadas de 5ª a 8ª séries. Além disso, permitiu discutir a importância dos PCN’s na educação; bem como a idéia de transversalidade, a partir de sua relação com a abordagem holÃstica e complexa da Educação Ambiental. Conclui-se que, apesar de existirem legislações vigentes para a inserção da EA nas escolas, os resultados não comprovam a evolução das percepções de Educação Ambiental estabelecida pelos PCN’s - Tema Transversal – Meio Ambiente, no âmbito das escolas pesquisadas.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Ensino Fundamental
Educação Ambiental; Ensino Fundamental
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
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Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Professor, Características do Aluno
Formação de Conceitos, Características do Professor, Características do Aluno