Simulação Virtual como Estratégia Facilitadora da Aprendizagem Significativa de Fenômenos Científicos: uma Aplicação à Óptica Geométrica no Estudo da Refração em Nível de Ensino.

Título
Simulação Virtual como Estratégia Facilitadora da Aprendizagem Significativa de Fenômenos Científicos: uma Aplicação à Óptica Geométrica no Estudo da Refração em Nível de Ensino.
Autor
Milton Soares da Silva
Orientação
Célia Maria Soares Gomes de Sousa
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este projeto trata do desenvolvimento e aplicação de um material instrucional interativo com o uso dos Java Applets que versam sobre o estudo da Refração. Elaborado com a intenção de promover a aprendizagem significativa em nível de ensino médio, o estudo foi realizado no segundo bimestre do ano 2008, em duas turmas do segundo ano do ensino médio, sendo uma delas o grupo experimental e a outra o grupo testemunha, no Colégio e Faculdade Santa Terezinha, em Taguatinga, Distrito Federal. Para a elaboração deste material nos fundamentamos nas bibliografias pertinentes ao tema e, especialmente, na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O material é composto de três aulas em PowerPoint e três atividades com o uso dos Java Applets. Os resultados da pesquisa mostram que o recurso utilizado conseguiu cumprir com o objetivo de promover a aprendizagem significativa, proporcionando uma interação do estudante com o objeto do conhecimento através da interatividade dos mesmos com a nova metodologia de ensino, fazendo com que esse estudante fosse parte integrante do processo de aquisição do conhecimento. Como produto final dessa pesquisa, foi elaborado um material instrucional de apoio ao professor na intenção de colaborar com melhoria do ensino da Física em nível médio.
Palavras Chave
ensino de Física, aprendizagem significativa

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método