Ofídios e ofidismo em escolas rurais: quem ensina, quem aprende Um encontro de saberes no além São Francisco.

Título
Ofídios e ofidismo em escolas rurais: quem ensina, quem aprende Um encontro de saberes no além São Francisco.
Educação
Autor
Miríades Augusto da Silva
Orientação
Alda Muniz Pêpe
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O ofidismo é um dos agravos a saúde mais freqüente para a população que reside na zona rural, principalmente para os escolares, que estão expostos à serpente em atividades de lazer, trajeto (casa-escola) e trabalho. Objetivando identificar o que os escolares e professores conhecem sobre os ofídios e ofidismo bem como as fontes de informações e de conhecimentos de que dispõem e o que sentem e como se comportam de relação às serpentes e nos seus encontros com elas respectivamente, buscamos diagnosticar o conhecimento corrente sobre ofídios e ofidismo e as representações construídas sobre a serpente por escolares e professores de 8 escolas rurais e moradores das comunidades às quais servem as escolas do município de Barreiras - Região Oeste da Bahia -, denominada também de Além São Francisco, bem como os conteúdos que trazem os livros didáticos de Ciências sobre Ofídios e Ofidismo. Observamos que o imaginário construído em torno da serpente pelos sujeitos da pesquisa é negativo: a serpente é um animal maléfico, demoníaco, traiçoeiro. O medo, o pavor e matar a serpente são sentimentos e comportamentos comuns. Os conhecimentos que têm os sujeitos sobre ofídios e ofidismo são concepções equivocadas, dentre outras: acreditam que a cobra espera ou persegue a pessoa para se vingar; que a cobra mama no peito da mulher parida; que a cobra voa, enfim, que tem poderes maiores que os deles que são humanos. Não têm um conhecimento básico, sistematizado sobre a serpente, nem mesmo como distinguir as cobras peçonhentas das não-peçonhentas; as medidas de primeiros-socorros e as medidas de prevenção reforçam ser a serpente um animal maléfico, e as medidas de primeiros-socorros propostas não são corretas para os casos de acidentes ofídicos. As reflexões sobre os dados da pesquisa permitem concluir que existe uma estreita relação entre serpente-morte, serpente-demônio, serpente-poder sobre o homem, o que confirma e explica a relação homem-serpente não harmoniosa. O conhecimento preponderante, mesmo na prática pedagógica sobre ofídios e ofidismo é o do senso comum, o que diz e pensa a comunidade, e que os livros utilizados na região não satisfazem à leitura e ação na realidade local. Urge assim, um trabalho de formação continuada sobre ofídios e ofidismo e a elaboração de recursos didáticos que auxiliem os professores na abordagem desses assuntos.
Palavras Chave
Representações Sociais; Ofídios; Ofidismo; Livro Didático; Zoologia.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno