O desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de sexualidade entre professoras do ensino fundamental
Título
O desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de sexualidade entre professoras do ensino fundamental
O desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de sexualidade entre professoras do ensino fundamental
Autor
Mirian Pacheco Silva
Mirian Pacheco Silva
Orientação
Washington Luiz Carvalho
Washington Luiz Carvalho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa, explora-se o pensamento de professoras sobre o trabalho de Educação Sexual desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino, em Uberlândia. O objetivo é analisar como acontece o desenvolvimento do "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" de Sexualidade utilizando-se dos recursos da fenomenologia. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas realizadas com três professoras do ensino fundamental, que foram denominadas com nomes fictícios de Ana, Lia e Isa. A análise dos discursos das entrevistadas permitiu uma aproximação à compreensão do fenômeno interrogado: desenvolvimento do "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" de Sexualidade. Foram realizados dois tipos de análises: ideográfica e nomotética. No momento da análise ideográfica foram encontradas expressões sintéticas como: aprende-se com os erros; a professora é estrategista; o aluno interessa-se pelo tema; o conteúdo é tratado numa abordagem interdisciplinar. As expressões sintéticas possibilitaram o momento da análise nomotética, e assim, foram constituídas três categorias: Família, que aborda a questão da repressão, do constrangimento e dos valores; Escola, que apresenta uma discussão sobre os alunos, as dificuldades, o planejamento, o conteúdo, a formação contínua e a avaliação; e, finalmente, a categoria Sociedade, que discute modelo e implicações do ensino. Após os momentos de análise, foi realizado um diálogo entre a voz das professoras e as teorias e, finalmente, ficou evidenciado que o aprofundamento do conhecimento de conteúdo ocorre juntamente com o conhecimento pedagógico e, consequentemente, ocorre também o conhecimento de metodologias mais adequadas a determinados conteúdos. Portanto, isso significa que as professoras têm a oportunidade de desenvolver o "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" a partir de sua própria vivência.
Nesta pesquisa, explora-se o pensamento de professoras sobre o trabalho de Educação Sexual desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino, em Uberlândia. O objetivo é analisar como acontece o desenvolvimento do "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" de Sexualidade utilizando-se dos recursos da fenomenologia. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas realizadas com três professoras do ensino fundamental, que foram denominadas com nomes fictícios de Ana, Lia e Isa. A análise dos discursos das entrevistadas permitiu uma aproximação à compreensão do fenômeno interrogado: desenvolvimento do "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" de Sexualidade. Foram realizados dois tipos de análises: ideográfica e nomotética. No momento da análise ideográfica foram encontradas expressões sintéticas como: aprende-se com os erros; a professora é estrategista; o aluno interessa-se pelo tema; o conteúdo é tratado numa abordagem interdisciplinar. As expressões sintéticas possibilitaram o momento da análise nomotética, e assim, foram constituídas três categorias: Família, que aborda a questão da repressão, do constrangimento e dos valores; Escola, que apresenta uma discussão sobre os alunos, as dificuldades, o planejamento, o conteúdo, a formação contínua e a avaliação; e, finalmente, a categoria Sociedade, que discute modelo e implicações do ensino. Após os momentos de análise, foi realizado um diálogo entre a voz das professoras e as teorias e, finalmente, ficou evidenciado que o aprofundamento do conhecimento de conteúdo ocorre juntamente com o conhecimento pedagógico e, consequentemente, ocorre também o conhecimento de metodologias mais adequadas a determinados conteúdos. Portanto, isso significa que as professoras têm a oportunidade de desenvolver o "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" a partir de sua própria vivência.
Palavras Chave
conhecimento pedagógico do conteúdo, prática pedagógica.
conhecimento pedagógico do conteúdo, prática pedagógica.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor