O desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de sexualidade entre professoras do ensino fundamental

Título
O desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de sexualidade entre professoras do ensino fundamental
Autor
Mirian Pacheco Silva
Orientação
Washington Luiz Carvalho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa, explora-se o pensamento de professoras sobre o trabalho de Educação Sexual desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino, em Uberlândia. O objetivo é analisar como acontece o desenvolvimento do "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" de Sexualidade utilizando-se dos recursos da fenomenologia. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas realizadas com três professoras do ensino fundamental, que foram denominadas com nomes fictícios de Ana, Lia e Isa. A análise dos discursos das entrevistadas permitiu uma aproximação à compreensão do fenômeno interrogado: desenvolvimento do "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" de Sexualidade. Foram realizados dois tipos de análises: ideográfica e nomotética. No momento da análise ideográfica foram encontradas expressões sintéticas como: aprende-se com os erros; a professora é estrategista; o aluno interessa-se pelo tema; o conteúdo é tratado numa abordagem interdisciplinar. As expressões sintéticas possibilitaram o momento da análise nomotética, e assim, foram constituídas três categorias: Família, que aborda a questão da repressão, do constrangimento e dos valores; Escola, que apresenta uma discussão sobre os alunos, as dificuldades, o planejamento, o conteúdo, a formação contínua e a avaliação; e, finalmente, a categoria Sociedade, que discute modelo e implicações do ensino. Após os momentos de análise, foi realizado um diálogo entre a voz das professoras e as teorias e, finalmente, ficou evidenciado que o aprofundamento do conhecimento de conteúdo ocorre juntamente com o conhecimento pedagógico e, consequentemente, ocorre também o conhecimento de metodologias mais adequadas a determinados conteúdos. Portanto, isso significa que as professoras têm a oportunidade de desenvolver o "Conhecimento Pedagógico do Conteúdo" a partir de sua própria vivência.
Palavras Chave
conhecimento pedagógico do conteúdo, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor