Um Estudo sobre a estruturação e aplicação de uma Estratégia de Ensino de Física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para Auxiliar a Preparar os Estudantes para Debates Racionais entre Teorias e/ou Concepções Rivais
Título
Um Estudo sobre a estruturação e aplicação de uma Estratégia de Ensino de Física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para Auxiliar a Preparar os Estudantes para Debates Racionais entre Teorias e/ou Concepções Rivais
Um Estudo sobre a estruturação e aplicação de uma Estratégia de Ensino de Física inspirada em Lakatos com a Reconstrução Racional Didática para Auxiliar a Preparar os Estudantes para Debates Racionais entre Teorias e/ou Concepções Rivais
Educação para a Ciência
Autor
Osmar Henrique Moura da Silva
Osmar Henrique Moura da Silva
Orientação
Roberto Nardi
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na Filosofia da Ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética seqüência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais.
O desenvolvimento de estratégias de ensino de conceitos científicos por inspiração na Filosofia da Ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. A presente estratégia de ensino lakatosiana é proposta de uma maneira pragmática por constituir-se de uma sintética seqüência de passos ao se apoiar em duas estratégias racionais de ensino (Niaz, 1998 e Rowell, 1989), mas sofisticando-a em relação a estas últimas por considerar a intenção acima mencionada. Realiza-se uma aplicação no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura, na qual, por uma metodologia qualitativa, as análises dos resultados procuram mostrar que a presente sugestão da inserção da RRD pode ser uma maneira proveitosa de preparar os alunos para debates racionais.
Palavras Chave
Estratégia de Ensino; Conceitos Científicos; Ensino de Física; Reconstrução Racional Didática; Lakatos.
Estratégia de Ensino; Conceitos Científicos; Ensino de Física; Reconstrução Racional Didática; Lakatos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método