Percepções dos alunos de ensino médio sobre questões bioéticas.

Título
Percepções dos alunos de ensino médio sobre questões bioéticas.
Autor
Paulo Fraga da Silva
Orientação
Myriam Krasilchik
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O conhecimento científico, especificamente o da Biologia, traz consigo implicações sociais, políticas e éticas que devem ter lugar no ensino desta disciplina. Este trabalho propõe investigar como estudantes do ensino médio apreendem a dimensão ética dos saberes biológicos à luz de princípios preconizados pela bioética, bem como a importância da contextualização destes saberes a partir das relações entre ciência e sociedade. Neste sentido, o percurso metodológico utilizado passa pela análise de depoimentos de alunos das redes pública e privada de ensino, frente à "situações problemas", como também, por depoimentos dos estudantes em relação a notícias veiculadas na mídia relacionadas à biologia. Estes posicionamentos envolvem juízo de valor, assim como conhecimento sobre o assunto. A análise das percepções indica que há nos estudantes valores "explícitos" e "implícitos" que são utilizados para determinados julgamentos diante de situações que lhes exijam posicionamentos. Dessa forma, é importante resgatar uma prática pedagógica não só voltada para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas para o desenvolvimento de valores e atitudes que o ensino de biologia pode propiciar contribuindo assim, para o exercício da cidadania.
Palavras Chave
Bioética; Cidadania; Divulgação Científica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno