Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências.
Título
Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências.
Reflexão epistemológica e memorialística: uma experiência na formação continuada de professores de ciências.
Educação Em Ciências E Matemáticas
Autor
Paulo Sérgio Araújo da Silva
Paulo Sérgio Araújo da Silva
Orientação
Silvia Nogueira Chaves
Silvia Nogueira Chaves
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho trata de investigação desenvolvida durante processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas química, biologia, física e ciências da educação básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. Com essa intenção foi estimulado nos professores um processo de dês-alienação de si, solicitando que produzissem narrativas memorialistas, nas quais relataram aspectos sobre os quais havia incidido as questões epistemológicas postas em debate durante os, aproximadamente, dois meses em que durou a formação continuada. Além dos registros memorialistas, produzidos ao final do curso, foram utilizados, também, como fonte de investigação as transcrições dos encontros semanais entre a formadora e os professores registrados em áudio; respostas a um questionário aplicado no primeiro momento de contato com os professores e anotações de campo produzidas durante os encontros. a análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: ético-política; curricular, metodológica e afetiva. dimensões essas que desencadearam nos professores participantes problematizações em suas prática pedagógicas. isso implicou em repensar a natureza e a procedência dos conhecimentos que ensinavam e validavam na escola. Revisão que resultou no despertar de outras formas de se pensar sobre o que ensinar, por que e como ensinar ciências e na valorização de outros saberes na composição do currículo escolar, que não apenas o conhecimento científico.
Este trabalho trata de investigação desenvolvida durante processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas química, biologia, física e ciências da educação básica) em uma universidade pública. Consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. Com essa intenção foi estimulado nos professores um processo de dês-alienação de si, solicitando que produzissem narrativas memorialistas, nas quais relataram aspectos sobre os quais havia incidido as questões epistemológicas postas em debate durante os, aproximadamente, dois meses em que durou a formação continuada. Além dos registros memorialistas, produzidos ao final do curso, foram utilizados, também, como fonte de investigação as transcrições dos encontros semanais entre a formadora e os professores registrados em áudio; respostas a um questionário aplicado no primeiro momento de contato com os professores e anotações de campo produzidas durante os encontros. a análise do conjunto de materiais produzidos sinaliza que a ação recursiva da memória, estimulada a partir de discussões epistemológicas no presente, potencializou as reflexões docentes em quatro dimensões principais: ético-política; curricular, metodológica e afetiva. dimensões essas que desencadearam nos professores participantes problematizações em suas prática pedagógicas. isso implicou em repensar a natureza e a procedência dos conhecimentos que ensinavam e validavam na escola. Revisão que resultou no despertar de outras formas de se pensar sobre o que ensinar, por que e como ensinar ciências e na valorização de outros saberes na composição do currículo escolar, que não apenas o conhecimento científico.
Palavras Chave
formação continuada.
formação continuada.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia, Geral
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores