O ensino de Ciências: investigando a prática pedagógica e investindo na formação continuada de professores da educação infantil

Título
O ensino de Ciências: investigando a prática pedagógica e investindo na formação continuada de professores da educação infantil
Autor
Raquel Ramos da Silva
Orientação
Ana Maria Lombardi Daibem
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o Ensino de Ciências na educação infantil, através das representações de docentes sobre sua prática pedagógica, e compor um grupo de formação continuada; a metodologia escolhida foi a pesquisa ação. Os dados foram coletados por meio de questionário respondido por professoras de educação infantil, com os motes: formação inicial do professor, prática pedagógica e Ensino de Ciências. O questionário foi analisado em quatro etapas: na primeira, sintetizamos as respostas; na segunda, procedemos ao levantamento das lacunas, as quais foram preenchidas na terceira etapa, através de quatro encontros para estudo, previstos como processo de formação continuada. Na quarta etapa, realizamos mais dezesseis horas de estudos, focando especificamente o Ensino de Ciências na educação infantil, tendo em vista apurar a prática pedagógica para atender corretamente o grande interesse que as crianças têm pelo mundo que as cerca; concluímos que cumpre tornar esse interesse um instrumento relevante na aprendizagem. Embora o Ensino de Ciências seja considerado importante na educação infantil, o referencial teórico das professoras dessa etapa escolar é insuficiente para que esse ensino ocorra efetivamente. Durante os estudos, buscamos esse referencial teórico, de modo a garantir um norte em sala de aula. As discussões em grupo demonstraram que os professores, através da formação continuada, podem receber subsídios para a prática do Ensino de Ciências e para enriquecer seus conteúdos, suprindo assim as carências de sua formação inicial.
Palavras Chave
educação infantil; formação de professores; prática pedagógica

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor