Constituição de professores universitárias de disciplinas sobre ensino de Química
Título
Constituição de professores universitárias de disciplinas sobre ensino de Química
Constituição de professores universitárias de disciplinas sobre ensino de Química
Autor
Rejane Maria Ghisolfi da Silva
Rejane Maria Ghisolfi da Silva
Orientação
Roseli Pacheco Schnetzler
Roseli Pacheco Schnetzler
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar um grupo de formadores de professores de Química do Brasil e de Portugal sobre sua história de formação e atuação, buscando indícios que configurem o percurso de suas ações e significações sobre o ensinar a ensinar. E, com base nessas significações, refletir sobre a prática de formação docente em Química. A problemática deste estudo situou-se no âmbito da formação docente e explicitou-se na investigação de como se constituem os formadores de professores de disciplinas sobre ensino de Química A fim de buscar elementos que permitissem responder a essa questão, foram postas em pauta as seguintes indagações: como alguém se torna professor/formador Como se dá essa escolha, essa decisão O que fazem, como e porque fazem o que fazem Quais significações e ações sobre o ensinar a ensinar podem sinalizar novas alternativas de formação A investigação foi do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a entrevista, cuja técnica utilizada foi a do depoimento. Os depoimentos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos. Os formadores selecionados para a investigação são professores que atuam ou atuaram em disciplinas do ensino de Química, mais especificamente, nas disciplinas de Prática de Ensino, Instrumentação para o Ensino e Didática ou Metodologia de Ensino de Química (Brasil e Portugal) e orientadores de estágio da universidade e da escola secundária (Portugal). A construção dos resultados deu-se por meio de análise realizada à luz do referencial sócio-histórico (contribuições de Vygotsky e seus seguidores) e de pressupostos dos modelos da racionalidade técnica e da racionalidade prática. O estudo não se pretendeu conclusivo. Entretanto, espera-se que reflexões que dele emergem possam servir de fonte geradora de processos críticos e reflexivos sobre a formação docente e particularmente para a formação do formador de disciplinas no ensino de Química e, conseqüentemente, na melhoria das mesmas no âmbito da formação docente inicial.
Este estudo teve como objetivo analisar um grupo de formadores de professores de Química do Brasil e de Portugal sobre sua história de formação e atuação, buscando indícios que configurem o percurso de suas ações e significações sobre o ensinar a ensinar. E, com base nessas significações, refletir sobre a prática de formação docente em Química. A problemática deste estudo situou-se no âmbito da formação docente e explicitou-se na investigação de como se constituem os formadores de professores de disciplinas sobre ensino de Química A fim de buscar elementos que permitissem responder a essa questão, foram postas em pauta as seguintes indagações: como alguém se torna professor/formador Como se dá essa escolha, essa decisão O que fazem, como e porque fazem o que fazem Quais significações e ações sobre o ensinar a ensinar podem sinalizar novas alternativas de formação A investigação foi do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a entrevista, cuja técnica utilizada foi a do depoimento. Os depoimentos foram gravados em áudio e, posteriormente, transcritos. Os formadores selecionados para a investigação são professores que atuam ou atuaram em disciplinas do ensino de Química, mais especificamente, nas disciplinas de Prática de Ensino, Instrumentação para o Ensino e Didática ou Metodologia de Ensino de Química (Brasil e Portugal) e orientadores de estágio da universidade e da escola secundária (Portugal). A construção dos resultados deu-se por meio de análise realizada à luz do referencial sócio-histórico (contribuições de Vygotsky e seus seguidores) e de pressupostos dos modelos da racionalidade técnica e da racionalidade prática. O estudo não se pretendeu conclusivo. Entretanto, espera-se que reflexões que dele emergem possam servir de fonte geradora de processos críticos e reflexivos sobre a formação docente e particularmente para a formação do formador de disciplinas no ensino de Química e, conseqüentemente, na melhoria das mesmas no âmbito da formação docente inicial.
Palavras Chave
Formação de Professores.
Formação de Professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores