Utilizando a pesquisa - ação para ensinar quimica nuclear no ensino médio
Título
Utilizando a pesquisa - ação para ensinar quimica nuclear no ensino médio
Utilizando a pesquisa - ação para ensinar quimica nuclear no ensino médio
Autor
Renato Amaro Pereira da Silva
Renato Amaro Pereira da Silva
Orientação
Rúbens Cesar Lopes Figueira
Rúbens Cesar Lopes Figueira
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho partiu da nossa preocupação em relação ao desinteresse dos alunos pela disciplina de Química. O método de trabalho que nos era proposto a ser desenvolvido de forma tradicional/conteudista e considerando os resultados negativos, obtidos ao longo dos anos de experiência como professor resultou nesta pesquisa. Desta forma, buscamos comprovar a ineficácia de um trabalho desenvolvido de uma forma tradicional de abordagem de conteúdos e apresentar uma metodologia de ensino diferenciada através da pesquisa-ação, no qual professor e aluno participam de modo investigativo podendo facilitar a compreensão dos conteúdos. Apresentando dados atualizados da crise educacional, nos quais estão incluídos: despreparo do educador; desinteresse dos alunos; desestrutura escolar, a pesquisa-ação presta-se como guia de ensino-aprendizagem, propondo a interação entre aluno e professor, independentes das condições que lhes são proposta. Buscamos com este trabalho demonstrar que a metodologia da pesquisa-ação estabelecida na interação aluno e professor, na valorização do conhecimento prévio, e criatividade dos alunos contribuiu com resultados positivos no ensino e aprendizagem. Enfatizando uma melhor compreensão e atitude dos alunos frente aos conteúdos abordados e a utilização dos mesmos em seu cotidiano.
O presente trabalho partiu da nossa preocupação em relação ao desinteresse dos alunos pela disciplina de Química. O método de trabalho que nos era proposto a ser desenvolvido de forma tradicional/conteudista e considerando os resultados negativos, obtidos ao longo dos anos de experiência como professor resultou nesta pesquisa. Desta forma, buscamos comprovar a ineficácia de um trabalho desenvolvido de uma forma tradicional de abordagem de conteúdos e apresentar uma metodologia de ensino diferenciada através da pesquisa-ação, no qual professor e aluno participam de modo investigativo podendo facilitar a compreensão dos conteúdos. Apresentando dados atualizados da crise educacional, nos quais estão incluídos: despreparo do educador; desinteresse dos alunos; desestrutura escolar, a pesquisa-ação presta-se como guia de ensino-aprendizagem, propondo a interação entre aluno e professor, independentes das condições que lhes são proposta. Buscamos com este trabalho demonstrar que a metodologia da pesquisa-ação estabelecida na interação aluno e professor, na valorização do conhecimento prévio, e criatividade dos alunos contribuiu com resultados positivos no ensino e aprendizagem. Enfatizando uma melhor compreensão e atitude dos alunos frente aos conteúdos abordados e a utilização dos mesmos em seu cotidiano.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método