Utilizando a pesquisa - ação para ensinar quimica nuclear no ensino médio

Título
Utilizando a pesquisa - ação para ensinar quimica nuclear no ensino médio
Autor
Renato Amaro Pereira da Silva
Orientação
Rúbens Cesar Lopes Figueira
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho partiu da nossa preocupação em relação ao desinteresse dos alunos pela disciplina de Química. O método de trabalho que nos era proposto a ser desenvolvido de forma tradicional/conteudista e considerando os resultados negativos, obtidos ao longo dos anos de experiência como professor resultou nesta pesquisa. Desta forma, buscamos comprovar a ineficácia de um trabalho desenvolvido de uma forma tradicional de abordagem de conteúdos e apresentar uma metodologia de ensino diferenciada através da pesquisa-ação, no qual professor e aluno participam de modo investigativo podendo facilitar a compreensão dos conteúdos. Apresentando dados atualizados da crise educacional, nos quais estão incluídos: despreparo do educador; desinteresse dos alunos; desestrutura escolar, a pesquisa-ação presta-se como guia de ensino-aprendizagem, propondo a interação entre aluno e professor, independentes das condições que lhes são proposta. Buscamos com este trabalho demonstrar que a metodologia da pesquisa-ação estabelecida na interação aluno e professor, na valorização do conhecimento prévio, e criatividade dos alunos contribuiu com resultados positivos no ensino e aprendizagem. Enfatizando uma melhor compreensão e atitude dos alunos frente aos conteúdos abordados e a utilização dos mesmos em seu cotidiano.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método