O desenvolvimento do conceito de gene sob a perspectiva histórica nos livros didáticos de biologia.

Título
O desenvolvimento do conceito de gene sob a perspectiva histórica nos livros didáticos de biologia.
Autor
Rosângela da Silva
Orientação
Maria Adélia Monteiro Oliveira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A proposta da presente pesquisa é analisar como a História da Biologia, no que concerne ao conceito de gene, é apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e de Genética do Ensino Superior. Foram analisados 15 livros do Ensino Médio e 5 livros do Ensino Superior (Genética). No primeiro momento foi realizada uma resenha histórica desse importante capítulo da Biologia. Num segundo momento buscou-se analisar os discursos apresentados nos livros didáticos de Biologia relacionados com o problema da pesquisa. Após uma análise aprofundada dos livros utilizados nessa pesquisa sugerimos como balizadores para a construção de nossos referenciais teóricos, as cinco seguintes categorias conceituais: As Unidades Fisiológicas de Spence, As Gêmulas de Darwin, Os Determinantes de Weismann, As Unidades Genéticas de De Vries e Os Fatores de Mendel. Aos olhos de um leitor atualizado com os recentes desenvolvimentos da Genética poderia soar estranho o fato do conceito de gene como segmento do DNA não ter sido adotado como categoria conceitual. A presente pesquisa, no entanto, não se refere á Genética stricto sensu e sim ao aspecto de como os livros didáticos de Biologia se referem a ela de um ponto de vista histórico e, ainda com maior razão de reconstrução racional. As referidas categorias conceituais foram baseadas em teorias postuladas por autores que atribuíam as partículas ou corpúsculos à constituição da estrutura de determinado organismo, além das funções de responsáveis pelo desenvolvimento de tal organismo e pela transmissão das características hereditárias. Os autores dos livros analisados apresentaram uma abordagem histórica bastante resumida, de maneira apenas informativa e fragmentada, fato que contribuiu para as omissões e distorções encontradas.
Palavras Chave
História da Ciência; Genética; Gene; Livro Didático.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos