O Ensino de Ciências Naturais: realidade, dificuldades e possibilidades de mudança
Título
O Ensino de Ciências Naturais: realidade, dificuldades e possibilidades de mudança
O Ensino de Ciências Naturais: realidade, dificuldades e possibilidades de mudança
Autor
Simone Silva
Simone Silva
Orientação
Joaquim Olinto Branco
Joaquim Olinto Branco
Instituição
UNIVALI
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Itajaí/SC
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Essa investigação constitui um estudo cujo objetivo consiste em levantar as concepções e práticas pedagógicas dos professores que atuam na disciplina de Ciências Naturais (5ª a 8ª Séries) da Rede Municipal de Ensino de Navegantes, bem como, a compreensão que os alunos possuem sobre a disciplina. Aplicou-se um instrumento de investigação do tipo questionário, que procurou analisar qualitativamente questões que permeiam a prática pedagógica em Ciências Naturais, partindo dos conhecimentos de professores e alunos sobre os aspectos que têm contribuído ou dificultado o trabalho em sala de aula e seu entendimento por parte dos educandos. A população alvo compreende oito professores que atuam na disciplina de Ciências Naturais e 573 alunos (38% do total de alunos matriculados de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental). Na revisão da literatura abordamos um breve histórico do Ensino de Ciências Naturais no Brasil, algumas reflexões propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e, alguns estudos de teóricos da área em investigação. Os resultados obtidos na análise e discussão dos dados mostraram falhas em todo o processo ensino - aprendizagem. Observou-se que as aulas propostas, ainda, são na sua maioria tradicionais, com ausência de uma postura construtivista e crítica por parte dos educadores e dos educandos pesquisados.
Essa investigação constitui um estudo cujo objetivo consiste em levantar as concepções e práticas pedagógicas dos professores que atuam na disciplina de Ciências Naturais (5ª a 8ª Séries) da Rede Municipal de Ensino de Navegantes, bem como, a compreensão que os alunos possuem sobre a disciplina. Aplicou-se um instrumento de investigação do tipo questionário, que procurou analisar qualitativamente questões que permeiam a prática pedagógica em Ciências Naturais, partindo dos conhecimentos de professores e alunos sobre os aspectos que têm contribuído ou dificultado o trabalho em sala de aula e seu entendimento por parte dos educandos. A população alvo compreende oito professores que atuam na disciplina de Ciências Naturais e 573 alunos (38% do total de alunos matriculados de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental). Na revisão da literatura abordamos um breve histórico do Ensino de Ciências Naturais no Brasil, algumas reflexões propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e, alguns estudos de teóricos da área em investigação. Os resultados obtidos na análise e discussão dos dados mostraram falhas em todo o processo ensino - aprendizagem. Observou-se que as aulas propostas, ainda, são na sua maioria tradicionais, com ausência de uma postura construtivista e crítica por parte dos educadores e dos educandos pesquisados.
Palavras Chave
Concepções de professores; Práticas Pedagógicas.
Concepções de professores; Práticas Pedagógicas.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno
Características do Professor, Características do Aluno