Construção e uso de jogos pedagógicos no processo de avaliação: experiência vivenciada nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II
Título
Construção e uso de jogos pedagógicos no processo de avaliação: experiência vivenciada nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II
Construção e uso de jogos pedagógicos no processo de avaliação: experiência vivenciada nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II
Autor
Tania Cristina da Silva
Tania Cristina da Silva
Orientação
Carmem Lucia Costa Amaral
Carmem Lucia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a contribuição dos jogos pedagógicos como instrumento de avaliação de aprendizagem. Para isso os alunos da oitava série do Ensino Fundamental II de uma escola pública da periferia de Praia Grande/SP, construÃram seus próprios jogos que depois foram utilizados como instrumento de avaliação entre eles. Para a construção desses jogos os alunos desenvolveram atividades a partir do Caderno de Atividades do Aluno, do 3º bimestre, do CurrÃculo Oficial do Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontam que a ação pedagógica por meio do desenvolvimento dos jogos como estratégia de avaliação contribuiu para uma melhora na aprendizagem do aluno quando comparado com os resultados de outras classes que o utilizaram como instrumento de avaliação. O jogo pedagógico pode contribuir no processo de avaliação na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, por se mostrar, uma forma, bem mais descontraÃda de se estudar um assunto dito “maçante†em sala de aula. Um ponto negativo observado foi que ao se trabalhar com este tipo de atividade apenas um tema pode ser desenvolvido.
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a contribuição dos jogos pedagógicos como instrumento de avaliação de aprendizagem. Para isso os alunos da oitava série do Ensino Fundamental II de uma escola pública da periferia de Praia Grande/SP, construÃram seus próprios jogos que depois foram utilizados como instrumento de avaliação entre eles. Para a construção desses jogos os alunos desenvolveram atividades a partir do Caderno de Atividades do Aluno, do 3º bimestre, do CurrÃculo Oficial do Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontam que a ação pedagógica por meio do desenvolvimento dos jogos como estratégia de avaliação contribuiu para uma melhora na aprendizagem do aluno quando comparado com os resultados de outras classes que o utilizaram como instrumento de avaliação. O jogo pedagógico pode contribuir no processo de avaliação na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, por se mostrar, uma forma, bem mais descontraÃda de se estudar um assunto dito “maçante†em sala de aula. Um ponto negativo observado foi que ao se trabalhar com este tipo de atividade apenas um tema pode ser desenvolvido.
Palavras Chave
avaliação, jogos pedagógicos, ensino de Ciências.
avaliação, jogos pedagógicos, ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
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