Construção e uso de jogos pedagógicos no processo de avaliação: experiência vivenciada nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II

Título
Construção e uso de jogos pedagógicos no processo de avaliação: experiência vivenciada nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II
Autor
Tania Cristina da Silva
Orientação
Carmem Lucia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi investigar a contribuição dos jogos pedagógicos como instrumento de avaliação de aprendizagem. Para isso os alunos da oitava série do Ensino Fundamental II de uma escola pública da periferia de Praia Grande/SP, construíram seus próprios jogos que depois foram utilizados como instrumento de avaliação entre eles. Para a construção desses jogos os alunos desenvolveram atividades a partir do Caderno de Atividades do Aluno, do 3º bimestre, do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontam que a ação pedagógica por meio do desenvolvimento dos jogos como estratégia de avaliação contribuiu para uma melhora na aprendizagem do aluno quando comparado com os resultados de outras classes que o utilizaram como instrumento de avaliação. O jogo pedagógico pode contribuir no processo de avaliação na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, por se mostrar, uma forma, bem mais descontraída de se estudar um assunto dito “maçante” em sala de aula. Um ponto negativo observado foi que ao se trabalhar com este tipo de atividade apenas um tema pode ser desenvolvido.
Palavras Chave
avaliação, jogos pedagógicos, ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos