Orientação sexual nas escolas: dos desafios propostos às necessidades formativas: meta governamental ou iniciativa individual
Título
Orientação sexual nas escolas: dos desafios propostos às necessidades formativas: meta governamental ou iniciativa individual
Orientação sexual nas escolas: dos desafios propostos às necessidades formativas: meta governamental ou iniciativa individual
Educação
Autor
Tânia Maria Silva
Tânia Maria Silva
Orientação
Patrícia Smith Cavalcanti
Patrícia Smith Cavalcanti
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem como tema central a formação e a prática pedagógica de professores do ensino fundamental de 5ª à 8ª série, em relação à abordagem, na escola, de temáticas relacionadas à sexualidade humana, conforme normatização prevista pela legislação nacional. Questiona pontos sobre as necessidades formativas dos professores, para trabalhá-las, tendo em vista as orientações curriculares do Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) via Temas Transversais em Educação, já que a orientação sexual, tema bastante polêmico, encontra-se entre eles. Investigou-se, através de questionários, 52 professores e posteriormente realizou-se um estudo de caso sobre as trajetórias individuais de 9 deles. Os dados apontam, em linhas gerais, que: 1) todos os professores consideram importante a orientação sexual na escola, mas, um número considerável sente-se inseguro, despreparado para realizá-la e não as realizam; 2) há diferença quanto à preferência de conteúdos relacionados à sexualidade humana entre os professores de Ciências (PC) e professores de outras disciplinas (POD); 3) as trajetórias escolar/acadêmica/profissional individuais influenciam na base da prática pedagógica do professor devido à ausência de uma formação acadêmica inicial e uma política educacional que contemple a preparação necessária, nessa área, no processo de formação continuada. Nesse sentido, conclui-se, então, que é preciso primar pela qualidade educacional no trabalho, com a orientação sexual de forma a contemplar importantes aspectos referentes à formação humana, evitando que a formação docente fique a cargo da vida pessoal de cada professor e transforme-se em formação profissional.
Este trabalho tem como tema central a formação e a prática pedagógica de professores do ensino fundamental de 5ª à 8ª série, em relação à abordagem, na escola, de temáticas relacionadas à sexualidade humana, conforme normatização prevista pela legislação nacional. Questiona pontos sobre as necessidades formativas dos professores, para trabalhá-las, tendo em vista as orientações curriculares do Ministério da Educação, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) via Temas Transversais em Educação, já que a orientação sexual, tema bastante polêmico, encontra-se entre eles. Investigou-se, através de questionários, 52 professores e posteriormente realizou-se um estudo de caso sobre as trajetórias individuais de 9 deles. Os dados apontam, em linhas gerais, que: 1) todos os professores consideram importante a orientação sexual na escola, mas, um número considerável sente-se inseguro, despreparado para realizá-la e não as realizam; 2) há diferença quanto à preferência de conteúdos relacionados à sexualidade humana entre os professores de Ciências (PC) e professores de outras disciplinas (POD); 3) as trajetórias escolar/acadêmica/profissional individuais influenciam na base da prática pedagógica do professor devido à ausência de uma formação acadêmica inicial e uma política educacional que contemple a preparação necessária, nessa área, no processo de formação continuada. Nesse sentido, conclui-se, então, que é preciso primar pela qualidade educacional no trabalho, com a orientação sexual de forma a contemplar importantes aspectos referentes à formação humana, evitando que a formação docente fique a cargo da vida pessoal de cada professor e transforme-se em formação profissional.
Palavras Chave
Educação Sexual; Professores; Currículo
Educação Sexual; Professores; Currículo
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor