A transposição didática e o ensino de Ciências

Título
A transposição didática e o ensino de Ciências
Autor
Teresa de Pazos da Silva
Orientação
Vera Teresa Valdemarin
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências e Letras
Ano
2002
Cidade / UF
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A escola se constituiu como uma instância encarregada de transmitir às gerações elementos da cultura considerados significativos para o processo educativo. Estes elementos, após selecionados, passam por uma série de transformações para se tornarem compreensíveis para os alunos. Ao processo de transformação da cultura em objeto de ensino e de aprendizagem Perrenoud dá o nome de "transposição didática". Esse processo de transposição acompanha todo o currículo desde sua formulação inicial à qual denominamos currículo oficial ou prescrito, até a aprendizagem dos alunos. Neste trabalho, focalizamos o processo de transposição didática do professor, buscando compreender como três professores de ciências da terceira série do ensino fundamental em duas escolas públicas de Pontes e Lacerda (MT) realizam a referida transposição. Partimos do pressuposto de que o processo de transposição traz intrínseca uma concepção de ciência e de conhecimento qualquer que seja ela e têm como elemento norteador, o currículo, com todos os seus fatores intervenientes. O professor e os alunos com suas concepções e perspectivas em relação à escola também têm que ser considerados neste processo. Assim começamos por discutir as diferentes concepções de ciência, de conhecimento e de currículo para, com base nestes pressupostos, discutir a transposição didática, seu conceito e pressupostos.
Palavras Chave
prática pedagógica, característica do professor.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método