O uso do software como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia.
Título
O uso do software como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia.
O uso do software como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia.
Autor
Valdemir da Silva
Valdemir da Silva
Orientação
Francisco Antônio Pereira Fialho
Francisco Antônio Pereira Fialho
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçã
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produçã
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, tendo como suporte a grande evolução tecnológica nos meios de produção e principalmente nas comunicações, vêm alterando profundamente o modo de vida das pessoas. A evolução tecnológica é constante, em todas as áreas da atividade humana, e, portanto, é necessário que o profissional se atualize constantemente. A escola e toda a comunidade escolar deveriam adaptar-se as mudanças que o novo milênio impõe. A presente dissertação propõe despertar o profissional de educação para o seu fazer pedagógico. E avaliar as possibilidades do uso computador na educação, através da análise de um software - Bioquímica Educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Para analisarmos o fazer pedagógico do profissional de educação (em especial, o professor) partimos de uma questão epistemológica - a concepção de conhecimento - que cada profissional tem inserida em sua prática pedagógica. Assim definimos duas categorias de professores: Professores praticantes e Professores aprendentes, que trazem a concepção de que o conhecimento é um produto acabado, ou, o processo em constante auto-organização; respectivamente. A avaliação as possibilidades do uso computador na educação, em especial do software educativo, é feita através da análise do software - Bioquímica educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Fazemos a caracterização dos diversos tipos de softwares e uma discussão da aplicabilidade do software, bem como a relação dos professores com a tecnologia.
As mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, tendo como suporte a grande evolução tecnológica nos meios de produção e principalmente nas comunicações, vêm alterando profundamente o modo de vida das pessoas. A evolução tecnológica é constante, em todas as áreas da atividade humana, e, portanto, é necessário que o profissional se atualize constantemente. A escola e toda a comunidade escolar deveriam adaptar-se as mudanças que o novo milênio impõe. A presente dissertação propõe despertar o profissional de educação para o seu fazer pedagógico. E avaliar as possibilidades do uso computador na educação, através da análise de um software - Bioquímica Educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Para analisarmos o fazer pedagógico do profissional de educação (em especial, o professor) partimos de uma questão epistemológica - a concepção de conhecimento - que cada profissional tem inserida em sua prática pedagógica. Assim definimos duas categorias de professores: Professores praticantes e Professores aprendentes, que trazem a concepção de que o conhecimento é um produto acabado, ou, o processo em constante auto-organização; respectivamente. A avaliação as possibilidades do uso computador na educação, em especial do software educativo, é feita através da análise do software - Bioquímica educacional - produzido por Eduardo Galembeck. Fazemos a caracterização dos diversos tipos de softwares e uma discussão da aplicabilidade do software, bem como a relação dos professores com a tecnologia.
Palavras Chave
Informática; Computadores; Software Educativo.
Informática; Computadores; Software Educativo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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