Possibilidades de desenvolvimento da autonomia nas aulas de física utilizando o movimento Ciências, Tecnologia e Sociedade
Título
Possibilidades de desenvolvimento da autonomia nas aulas de física utilizando o movimento Ciências, Tecnologia e Sociedade
Possibilidades de desenvolvimento da autonomia nas aulas de física utilizando o movimento Ciências, Tecnologia e Sociedade
Autor
Wallesandra Araújo Silva
Wallesandra Araújo Silva
Orientação
Sueli Maria Pessagno Caro
Sueli Maria Pessagno Caro
Instituição
UNISAL
UNISAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar e compreender as possibilidades e contribuições de práticas nas aulas de FÃsica e que propiciam a autonomia. Com fundamentos didáticos de Vygotsky e Paulo Freire, o trabalho utiliza da concepção do Movimento “Ciência, Tecnologia e Sociedade†para construção das abordagens, destacando a alfabetização em Ciências no contexto social, de forma a dar significado à educação em Ciências no cotidiano dos estudantes, contribuindo na construção de um cidadão atuante na sociedade. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Profª. Dilecta Ceneviva Martinelli, pertencente à Rede Pública do Estado de São Paulo com professores e uma classe de primeiro ano do Ensino Médio, em um bairro da periferia da cidade de Americana. O material de análise foi constituÃdo, principalmente, por gravações em áudio e vÃdeo, conversas, e questionários. A observação das atitudes do professor alavancou as ações posteriores, ressignificando valores e redirecionando a pesquisa. A estratégia utilizada foi conhecer o entendimento dos professores em relação ao trabalho em grupo, a investigação dos saberes prévios e contextos vividos pelo aluno, com intervenções de devolutivas de questionamentos, embricando saberes de senso comum e de conhecimento cientÃfico aplicados ao cotidiano. A atividade usada com os alunos foi um projeto de transporte coletivo desenvolvido em grupo. Os resultados evidenciaram que as atividades, a partir do interesse do aluno, com direcionamento do professor, favorecem a participação ativa dos alunos, estimulando a autonomia.
O objetivo deste estudo foi analisar e compreender as possibilidades e contribuições de práticas nas aulas de FÃsica e que propiciam a autonomia. Com fundamentos didáticos de Vygotsky e Paulo Freire, o trabalho utiliza da concepção do Movimento “Ciência, Tecnologia e Sociedade†para construção das abordagens, destacando a alfabetização em Ciências no contexto social, de forma a dar significado à educação em Ciências no cotidiano dos estudantes, contribuindo na construção de um cidadão atuante na sociedade. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Profª. Dilecta Ceneviva Martinelli, pertencente à Rede Pública do Estado de São Paulo com professores e uma classe de primeiro ano do Ensino Médio, em um bairro da periferia da cidade de Americana. O material de análise foi constituÃdo, principalmente, por gravações em áudio e vÃdeo, conversas, e questionários. A observação das atitudes do professor alavancou as ações posteriores, ressignificando valores e redirecionando a pesquisa. A estratégia utilizada foi conhecer o entendimento dos professores em relação ao trabalho em grupo, a investigação dos saberes prévios e contextos vividos pelo aluno, com intervenções de devolutivas de questionamentos, embricando saberes de senso comum e de conhecimento cientÃfico aplicados ao cotidiano. A atividade usada com os alunos foi um projeto de transporte coletivo desenvolvido em grupo. Os resultados evidenciaram que as atividades, a partir do interesse do aluno, com direcionamento do professor, favorecem a participação ativa dos alunos, estimulando a autonomia.
Palavras Chave
Educação, ciência e tecnologia, Física, autonomia
Educação, ciência e tecnologia, Física, autonomia
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método