A importância de uma abordagem epistemológica na graduação em Física

Título
A importância de uma abordagem epistemológica na graduação em Física
Autor
Washington Luiz Raposo da Silva
Orientação
Andreia Guerra de Moraes
Instituição
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a discutir a importância de uma abordagem mais consistente e significativa de Filosofia da Ciência, epistemologia, nos cursos de graduação em Física além de apresentar uma proposta prática de um minicurso de epistemologia aplicado em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Através de pesquisa realizada sobre a legislação vigente para o ensino: LDB, PCNs (para o ensino médio) e Parâmetros curriculares para o ensino superior de Física, foi possível perceber a importância que estes documentos dão ao ensino de ciências contextualizado, que proporcione um maior poder de compreensão e discernimento dos alunos. Amparando-se na literatura relativa ao ensino de Física e de autores que defendem a abordagem de Historia e Filosofia da Ciência no ensino de ciências como GIL-Pérez, et al. (2001), Fernández, I. (2000), Sandoval e Cudmani, (1993) entre outros, ficou muito nítida a possibilidade que a efetiva abordagem de epistemologia da ciência nos cursos de graduação em Física poderia trazer para a formação de professores capazes de construir aulas significativas de ciências. Nesse sentido este trabalho apresenta, nos primeiros capítulos, estas pesquisas da legislação e do referencial teórico que ampara tal proposta de epistemologia na graduação de Física. Posteriormente há a apresentação de uma proposta de minicurso de epistemologia já aplicado e avaliado, onde são detalhados todos os resultados, todos os prós e contras da abordagem escolhida e as conclusões deste trabalho.
Palavras Chave
Epistemologia; Física; Ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Currículos e Programas