Complexidade - Educação em Ciências: uma interface necessária

Título
Complexidade - Educação em Ciências: uma interface necessária
Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Autor
William Costa da Silva
Orientação
Amarildo Menezes Gonzaga
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Escola Normal Superior
Ano
2009
Cidade / UF
Manaus/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo geral demonstrar como se consolida a interface Educação em Ciências-Complexidade, através da adoção de marcos conceituais, de posicionamentos de teóricos e de professores pesquisadores que discutem ambas as questões, através das experiências de ensino e investigação desenvolvidas no Programa de Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas. Os objetivos específicos, por sua vez, são: - Caracterizar a perspectiva teórica da complexidade, a partir da obra de Edgar Morin, considerando seus antecedentes históricos, seus princípios e perspectivas metodológicas; - Descrever o panorama histórico e conjuntural da Educação em Ciências evidenciado no Brasil; - Conhecer o que os professores e estudantes do Programa de Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da Amazônia que tiveram experiências com temáticas relacionadas à Complexidade e à Educação em Ciências pensam a respeito da possibilidade de estabelecimento da interface entre ambas; - Criar um meio, e ou recurso didático, para efeito de consolidação da interface Educação em Ciências-Complexidade. Fundamentamos teoricamente esta pesquisa a partir da Teoria da Complexidade de Edgar Morin, procurando relacioná-los com a Educação em Ciências. Comentamos a respeito dos fundamentos que a sustentam, levando em consideração, inclusive, os pontos marcantes do itinerário biográfico do respectivo teórico, assim como os antecedentes históricos, os princípios caracterizadores e as perspectivas metodológicas da respectiva teoria. Estabelecemos uma relação entre Educação em Ciências e a Complexidade. Discorremos a respeito do Ensino de Ciências no Brasil, considerando sua caracterização e respectivas tendências teórico-metodológicas. Por fim, o encerramos comentando a respeito da necessidade da proposição de uma Educação em Ciências que religue os saberes e reforme o pensamento através da possibilidade da proposta de uma educação planetária. O itinerário investigativo que percorremos, sustentou-se teoricamente na perspectiva transdisciplinar proposta por Nicolescu (1999), assim como nos princípios organizadores da complexidade apontados por Morin (2003, 2007a). Para efeito de legitimação dos elementos norteadores que nos sustentaram teoricamente, fizemos um estudo investigativo do Programa de Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Amazonas. Para tanto, adotamos os seguintes procedimentos: fizemos um estudo do Projeto Pedagógico do respectivo Programa, entrevistamos docentes e, por conseguinte, estudantes que diretamente discutiram questões relacionadas à temática dessa investigação. Feito isto, analisamos as informações obtidas, procurando fazer a triangulação daquelas, como demonstração de que a dialogicidade e a complementaridade, na condição de princípios norteadores da complexidade, são possíveis de aplicação, para efeito não só de discussão, mas também de consolidação do método, na e para a legitimação da complexidade
Palavras Chave
Complexidade; Educação em Ciências; Novo paradigma.

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Nível escolar
Ensino Superior
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