Biologia e Matemática: diálogos possíveis no ensino médio.
Título
Biologia e Matemática: diálogos possíveis no ensino médio.
Biologia e Matemática: diálogos possíveis no ensino médio.
Autor
Geraldo Bull da Silva Júnior
Geraldo Bull da Silva Júnior
Orientação
Eliane Scheid Gazire
Eliane Scheid Gazire
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A complexidade das Ciências face à realidade dos indivíduos, aliada ao ensino brasileiro que muitas vezes ainda se baseia na utilização de conteúdos fragmentados, dificulta a possibilidade de articular saberes provenientes de diferentes campos de conhecimento. Os conhecimentos elaborados pela Biologia, Física e Química, a partir, principalmente, da segunda metade do século XIX, estão intimamente relacionados à aplicação da Matemática, que organiza, expressa e analisa resultados em pesquisas científicas. Entretanto, a mesma aproximação entre a Matemática e as demais Ciências não ocorre em sala de aula e na práxis dos professores no Ensino Médio. A partir da necessidade de integração de conhecimentos, busca-se, com este trabalho, articular saberes nas ações didáticas relacionadas aos currículos de Matemática e Biologia no Ensino Médio brasileiro. Partindo desses currículos, instaura-se uma proposta de apontar sugestões concretas como contribuição ao processo de ensino-aprendizagem dessas duas ciências. Diante do panorama de fragmentação de conhecimentos na formulação dos currículos escolares, partiu-se das idéias de Lévy (2006), Machado (2005) e Morin (2004) para a tessitura do referencial teórico em busca de elementos articuladores entre saberes da Biologia e da Matemática em livros didáticos de biologia do Ensino Médio. A partir das reflexões, a metáfora da rede (MACHADO, 2005) apresenta-se como o principal elemento de uma teia de relações que não se esgota nem se fecha em si mesma. A análise dos resultados permitiu a identificação de duas categorias de integração entre Biologia e Matemática no Ensino Médio. Na primeira, verificam-se os fenômenos biológicos que são descritos por meio de instrumentos matemáticos. Na segunda, encontram-se aqueles em que a Matemática é utilizada como instrumento para a resolução de problemas provenientes da Biologia. Por essa caracterização, o trabalho apresenta-se como estudo teórico. Chegou-se à conclusão da possibilidade do estabelecimento de redes entre Biologia e Matemática como elementos articuladores de saberes, abrindo possibilidades de elaborar formas de ação didática que não recorram à fragmentação do conhecimento nem à desvirtuação de contextos científicos. Como encaminhamento, utilizou-se o pensamento complexo apoiado nas redes de significações para indicar essas novas formas de gerar inovações no pensar e agir em Educação. Verificou-se que existem elementos comuns nas práticas de Biologia e de Matemática no nível médio. As funções podem ser utilizadas como elementos descritores de fenômenos biológicos; a Análise Combinatória, as Probabilidades e a Estatística podem ser aplicáveis à resolução de problemas. Conforme as duas Ciências sejam vistas, existem possibilidades de práticas articuladoras entre elas por toda a extensão do Ensino Médio.
A complexidade das Ciências face à realidade dos indivíduos, aliada ao ensino brasileiro que muitas vezes ainda se baseia na utilização de conteúdos fragmentados, dificulta a possibilidade de articular saberes provenientes de diferentes campos de conhecimento. Os conhecimentos elaborados pela Biologia, Física e Química, a partir, principalmente, da segunda metade do século XIX, estão intimamente relacionados à aplicação da Matemática, que organiza, expressa e analisa resultados em pesquisas científicas. Entretanto, a mesma aproximação entre a Matemática e as demais Ciências não ocorre em sala de aula e na práxis dos professores no Ensino Médio. A partir da necessidade de integração de conhecimentos, busca-se, com este trabalho, articular saberes nas ações didáticas relacionadas aos currículos de Matemática e Biologia no Ensino Médio brasileiro. Partindo desses currículos, instaura-se uma proposta de apontar sugestões concretas como contribuição ao processo de ensino-aprendizagem dessas duas ciências. Diante do panorama de fragmentação de conhecimentos na formulação dos currículos escolares, partiu-se das idéias de Lévy (2006), Machado (2005) e Morin (2004) para a tessitura do referencial teórico em busca de elementos articuladores entre saberes da Biologia e da Matemática em livros didáticos de biologia do Ensino Médio. A partir das reflexões, a metáfora da rede (MACHADO, 2005) apresenta-se como o principal elemento de uma teia de relações que não se esgota nem se fecha em si mesma. A análise dos resultados permitiu a identificação de duas categorias de integração entre Biologia e Matemática no Ensino Médio. Na primeira, verificam-se os fenômenos biológicos que são descritos por meio de instrumentos matemáticos. Na segunda, encontram-se aqueles em que a Matemática é utilizada como instrumento para a resolução de problemas provenientes da Biologia. Por essa caracterização, o trabalho apresenta-se como estudo teórico. Chegou-se à conclusão da possibilidade do estabelecimento de redes entre Biologia e Matemática como elementos articuladores de saberes, abrindo possibilidades de elaborar formas de ação didática que não recorram à fragmentação do conhecimento nem à desvirtuação de contextos científicos. Como encaminhamento, utilizou-se o pensamento complexo apoiado nas redes de significações para indicar essas novas formas de gerar inovações no pensar e agir em Educação. Verificou-se que existem elementos comuns nas práticas de Biologia e de Matemática no nível médio. As funções podem ser utilizadas como elementos descritores de fenômenos biológicos; a Análise Combinatória, as Probabilidades e a Estatística podem ser aplicáveis à resolução de problemas. Conforme as duas Ciências sejam vistas, existem possibilidades de práticas articuladoras entre elas por toda a extensão do Ensino Médio.
Palavras Chave
Matemática, Biologia, ensino médio, rede de saberes, prática.
Matemática, Biologia, ensino médio, rede de saberes, prática.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas