A Educação Ambiental através do Estudo da Energia Renovável e não Renovável.

Título
A Educação Ambiental através do Estudo da Energia Renovável e não Renovável.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
Autor
Walter Luiz da Silva Junior
Orientação
Antonio Carlos de Miranda
Instituição
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Para o crescimento da sociedade é necessário uma demanda enorme de energia para mover as atividades econômicas e industriais. A geração desta energia traz várias conseqüências para o meio ambiente, uma delas conhecidas como os gases de efeito estufa. Nos últimos 7 anos houve um crescimento populacional de 16%, em que a população brasileira passou de 159 milhões, em 1999 para 189 milhões em 2006, segundo o IBGE. Infelizmente o crescimento da faixa de brasileiros que recebem até três salários mínimos também teve um aumento significativo, passando de 39% da população, em 1999, para 51% em 2006. Em conseqüência deste cenário vemos a Educação Ambiental como um dos caminhos para a plenitude da cidadania e da conscientização dos problemas relacionados ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo central o desenvolvimento de um CD como "produto final", no sentido de estimular o discente a desenvolver o estudo de Educação Ambiental através da energia renovável e não-renovável enfatizando a utilização da energia solar. Desse modo, construindo uma ferramenta auxiliar na defesa do meio ambiente e no entendimento da crise energética que afeta principalmente os países subdesenvolvidos.. Discutiremos aqui sobre os problemas do meio ambiente, a importância da Educação Ambiental e a energia e suas subdivisões: alternativa, renovável, fóssil, etc, com seus desafios atuais. A metodologia adotada esteve atenta ao objeto de estudo em todos os seus aspectos, bibliográfico e experimental, no entanto, sem perder de vista o ser humano e a sua inserção ao meio ambiente. Disseminar temas específicos sobre meio ambiente é uma maneira de focar o aprendizado, transmitindo ao aluno conceitos relativos à conservação e uso eficiente da energia. Esperamos assim contribuir com uma proposta em Ensino de Ciências em Educação Ambiental atenta à realidade escolar do nosso país, nesse caso, acreditamos que será possível o discente agir como um multiplicador levando para a comunidade a tradução do seu conhecimento obtido no espaço formal.
Palavras Chave
Energia solar, Protótipo, Ensino de ciências

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos