A Educação Ambiental através do Estudo da Energia Renovável e não Renovável.
Título
A Educação Ambiental através do Estudo da Energia Renovável e não Renovável.
A Educação Ambiental através do Estudo da Energia Renovável e não Renovável.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
Autor
Walter Luiz da Silva Junior
Walter Luiz da Silva Junior
Orientação
Antonio Carlos de Miranda
Antonio Carlos de Miranda
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Para o crescimento da sociedade é necessário uma demanda enorme de energia para mover as atividades econômicas e industriais. A geração desta energia traz várias conseqüências para o meio ambiente, uma delas conhecidas como os gases de efeito estufa. Nos últimos 7 anos houve um crescimento populacional de 16%, em que a população brasileira passou de 159 milhões, em 1999 para 189 milhões em 2006, segundo o IBGE. Infelizmente o crescimento da faixa de brasileiros que recebem até três salários mínimos também teve um aumento significativo, passando de 39% da população, em 1999, para 51% em 2006. Em conseqüência deste cenário vemos a Educação Ambiental como um dos caminhos para a plenitude da cidadania e da conscientização dos problemas relacionados ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo central o desenvolvimento de um CD como "produto final", no sentido de estimular o discente a desenvolver o estudo de Educação Ambiental através da energia renovável e não-renovável enfatizando a utilização da energia solar. Desse modo, construindo uma ferramenta auxiliar na defesa do meio ambiente e no entendimento da crise energética que afeta principalmente os países subdesenvolvidos.. Discutiremos aqui sobre os problemas do meio ambiente, a importância da Educação Ambiental e a energia e suas subdivisões: alternativa, renovável, fóssil, etc, com seus desafios atuais. A metodologia adotada esteve atenta ao objeto de estudo em todos os seus aspectos, bibliográfico e experimental, no entanto, sem perder de vista o ser humano e a sua inserção ao meio ambiente. Disseminar temas específicos sobre meio ambiente é uma maneira de focar o aprendizado, transmitindo ao aluno conceitos relativos à conservação e uso eficiente da energia. Esperamos assim contribuir com uma proposta em Ensino de Ciências em Educação Ambiental atenta à realidade escolar do nosso país, nesse caso, acreditamos que será possível o discente agir como um multiplicador levando para a comunidade a tradução do seu conhecimento obtido no espaço formal.
Para o crescimento da sociedade é necessário uma demanda enorme de energia para mover as atividades econômicas e industriais. A geração desta energia traz várias conseqüências para o meio ambiente, uma delas conhecidas como os gases de efeito estufa. Nos últimos 7 anos houve um crescimento populacional de 16%, em que a população brasileira passou de 159 milhões, em 1999 para 189 milhões em 2006, segundo o IBGE. Infelizmente o crescimento da faixa de brasileiros que recebem até três salários mínimos também teve um aumento significativo, passando de 39% da população, em 1999, para 51% em 2006. Em conseqüência deste cenário vemos a Educação Ambiental como um dos caminhos para a plenitude da cidadania e da conscientização dos problemas relacionados ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo central o desenvolvimento de um CD como "produto final", no sentido de estimular o discente a desenvolver o estudo de Educação Ambiental através da energia renovável e não-renovável enfatizando a utilização da energia solar. Desse modo, construindo uma ferramenta auxiliar na defesa do meio ambiente e no entendimento da crise energética que afeta principalmente os países subdesenvolvidos.. Discutiremos aqui sobre os problemas do meio ambiente, a importância da Educação Ambiental e a energia e suas subdivisões: alternativa, renovável, fóssil, etc, com seus desafios atuais. A metodologia adotada esteve atenta ao objeto de estudo em todos os seus aspectos, bibliográfico e experimental, no entanto, sem perder de vista o ser humano e a sua inserção ao meio ambiente. Disseminar temas específicos sobre meio ambiente é uma maneira de focar o aprendizado, transmitindo ao aluno conceitos relativos à conservação e uso eficiente da energia. Esperamos assim contribuir com uma proposta em Ensino de Ciências em Educação Ambiental atenta à realidade escolar do nosso país, nesse caso, acreditamos que será possível o discente agir como um multiplicador levando para a comunidade a tradução do seu conhecimento obtido no espaço formal.
Palavras Chave
Energia solar, Protótipo, Ensino de ciências
Energia solar, Protótipo, Ensino de ciências
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos
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