Projeto político-pedagógico da faculdade de formação de preofessores da mata-sul - famasul: com enfase para o ensino de física e matemática
Título
Projeto político-pedagógico da faculdade de formação de preofessores da mata-sul - famasul: com enfase para o ensino de física e matemática
Projeto político-pedagógico da faculdade de formação de preofessores da mata-sul - famasul: com enfase para o ensino de física e matemática
Autor
Lourival Gomes da Silva Filho
Lourival Gomes da Silva Filho
Orientação
Maria Marly de Oliveira
Maria Marly de Oliveira
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como principal objetivo a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), situada no Município de Palmares, Estado de Pernambuco-Brasil. Dentro de uma visão crítico-construtivista, foi estabelecido um elo entre o conteúdo deste projeto e a prática pedagógica dos professores, tendo como ênfase o ensino das disciplinas Física e Matemática do Curso de Ciências com habilitação em Matemática. Durante a análise desse Projeto se procurou identificar sua vivência em sala de aula através do processo ensino-aprendizagem quanto às disciplinas Física e Matemática. Como procedimento metodológico, optamos pela Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 2005), através da aplicação da técnica do círculo hermenêutico-dialético (CHD), com realização de entrevistas, aplicação de questionários, observações e análise documental. A pesquisa de campo teve como amostra setenta alunos, quatro professores do 5º e 6º períodos do Curso de Ciências com habilitação em Matemática e dois gestores da FAMASUL. Como fundamentação teórica, utilizamos a abordagem construtivista no processo ensino-aprendizagem, a concepção da pedagogia crítica de Paulo Freire, perpassando pela interdisciplinaridade, formação continuada e o desenvolvimento de competências e habilidades. Mesmo tendo identificado no Projeto Político-Pedagógico da FAMASUL, referenciais que recomendam um ensino crítico dentro de uma abordagem construtivista e a formação continuada de professores, a análise dos resultados demonstrou uma dicotomia entre o PPP e o processo ensino-aprendizagem nas disciplinas Física e Matemática. Essa constatação nos leva a sugerir, aos que fazem a FAMASUL, uma reflexão mais aprofundada do Projeto Político-Pedagógico dessa Faculdade, para que se coloque de direito e de fato no cotidiano da sala de aula essa proposta, dentro de uma abordagem crítico-construtivista, objetivando a melhoria da qualidade de ensino para construção e reconstrução do conhecimento no Curso de Ciências, sobretudo no ensino da Física e da Matemática.
Esta pesquisa tem como principal objetivo a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) adotado pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), situada no Município de Palmares, Estado de Pernambuco-Brasil. Dentro de uma visão crítico-construtivista, foi estabelecido um elo entre o conteúdo deste projeto e a prática pedagógica dos professores, tendo como ênfase o ensino das disciplinas Física e Matemática do Curso de Ciências com habilitação em Matemática. Durante a análise desse Projeto se procurou identificar sua vivência em sala de aula através do processo ensino-aprendizagem quanto às disciplinas Física e Matemática. Como procedimento metodológico, optamos pela Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 2005), através da aplicação da técnica do círculo hermenêutico-dialético (CHD), com realização de entrevistas, aplicação de questionários, observações e análise documental. A pesquisa de campo teve como amostra setenta alunos, quatro professores do 5º e 6º períodos do Curso de Ciências com habilitação em Matemática e dois gestores da FAMASUL. Como fundamentação teórica, utilizamos a abordagem construtivista no processo ensino-aprendizagem, a concepção da pedagogia crítica de Paulo Freire, perpassando pela interdisciplinaridade, formação continuada e o desenvolvimento de competências e habilidades. Mesmo tendo identificado no Projeto Político-Pedagógico da FAMASUL, referenciais que recomendam um ensino crítico dentro de uma abordagem construtivista e a formação continuada de professores, a análise dos resultados demonstrou uma dicotomia entre o PPP e o processo ensino-aprendizagem nas disciplinas Física e Matemática. Essa constatação nos leva a sugerir, aos que fazem a FAMASUL, uma reflexão mais aprofundada do Projeto Político-Pedagógico dessa Faculdade, para que se coloque de direito e de fato no cotidiano da sala de aula essa proposta, dentro de uma abordagem crítico-construtivista, objetivando a melhoria da qualidade de ensino para construção e reconstrução do conhecimento no Curso de Ciências, sobretudo no ensino da Física e da Matemática.
Palavras Chave
Projeto Político-Pedagógico; Formação de professores
Projeto Político-Pedagógico; Formação de professores
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas