O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências do ensino fundamental da Educação básica: uma abordagem quantitativa.

Título
O uso da literatura de cordel como texto auxiliar no ensino de Ciências do ensino fundamental da Educação básica: uma abordagem quantitativa.
Autor
Wilson Seraine da Silva Filho
Orientação
Renato Pires dos Santos
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho tem por finalidade mostrar aos professores de Ciências do Ensino Fundamental uma metodologia diferenciada de discutir as temáticas desta matéria. Usamos uma parte da cultura nordestina – a Literatura de Cordel - para auxiliar o texto prosaico dos livros didáticos. Para tanto, dividimos o trabalho em três capítulos, que chamamos, ilustrativamente, de cordéis: o primeiro cordel é uma revisão bibliográfica, em que fizemos uma crítica à prática docente e questionamos o não uso da cultura em sala de aula; logo discutimos o conceito de cultura à luz do pensamento dos poetas populares. Em seguida, fizemos uma pequena viagem pelo cordel, mostrando suas origens, métricas e a sua diversidade de títulos. Finalizamos o capítulo com um estudo sobre a rima. O segundo cordel descreve a metodologia empregada na pesquisa realizada em duas turmas da 7ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Teresina. O terceiro cordel é o resultado da pesquisa, a qual, para mostrar a validade da proposta sugerida, foi embasada no modelo quantitativo apresentado por Antônio Moreira.
Palavras Chave
literatura de cordel, ensino de Ciências, rima, Cultura.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método