O conceito de Simetria em Física e sua Importância para a Aprendizagem da Disciplina de Física.

Título
O conceito de Simetria em Física e sua Importância para a Aprendizagem da Disciplina de Física.
Autor
Aires Vinicius Correia da Silveira
Orientação
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho sobre a "importância do conceito de simetria para o ensino de Física" consistiu na pesquisa em livros didáticos, e em publicações, de testes com alunos, e da elaboração de uma sugestão de material instrucional sobre simetria em vários campos da Física, utilizando duas teorias de aprendizagem como referente teórico em ensino e aprendizagem (Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e Teoria da Aprendizagem Cognitiva de Ausubel). A pesquisa em livros didáticos e em publicações serviu para verificar se o conceito de simetria está sendo divulgado, em que campos da Física e qual o significado atribuído à simetria. O mesmo teste foi a aplicado para alunos da 7° série do Ensino Fundamental, do 3° ano do Ensino Médio e da disciplina de Física IV do Ensino Superior. Com este teste foi possível comparar vários graus de conhecimento de simetria em cada grau de ensino, chegando à constatação que os alunos reconhecem operações de simetria, ou seja, reconhecem simetrias relacionadas com as suas vivências mais recentes, sendo que apenas os alunos do ensino superior souberam definir o conceito de simetria e, para eles, simetria está relacionada com operações de rotação e reflexão de objetos geométricos, a definição usual do dia-a-dia.
Palavras Chave
Ensino de fisica,Teoria da aprendizagem, Ens Fund. Méd e Sup

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno