O conceito de Simetria em Física e sua Importância para a Aprendizagem da Disciplina de Física.
Título
O conceito de Simetria em Física e sua Importância para a Aprendizagem da Disciplina de Física.
O conceito de Simetria em Física e sua Importância para a Aprendizagem da Disciplina de Física.
Autor
Aires Vinicius Correia da Silveira
Aires Vinicius Correia da Silveira
Orientação
Marco Antonio Moreira
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho sobre a "importância do conceito de simetria para o ensino de Física" consistiu na pesquisa em livros didáticos, e em publicações, de testes com alunos, e da elaboração de uma sugestão de material instrucional sobre simetria em vários campos da Física, utilizando duas teorias de aprendizagem como referente teórico em ensino e aprendizagem (Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e Teoria da Aprendizagem Cognitiva de Ausubel). A pesquisa em livros didáticos e em publicações serviu para verificar se o conceito de simetria está sendo divulgado, em que campos da Física e qual o significado atribuído à simetria. O mesmo teste foi a aplicado para alunos da 7° série do Ensino Fundamental, do 3° ano do Ensino Médio e da disciplina de Física IV do Ensino Superior. Com este teste foi possível comparar vários graus de conhecimento de simetria em cada grau de ensino, chegando à constatação que os alunos reconhecem operações de simetria, ou seja, reconhecem simetrias relacionadas com as suas vivências mais recentes, sendo que apenas os alunos do ensino superior souberam definir o conceito de simetria e, para eles, simetria está relacionada com operações de rotação e reflexão de objetos geométricos, a definição usual do dia-a-dia.
Este trabalho sobre a "importância do conceito de simetria para o ensino de Física" consistiu na pesquisa em livros didáticos, e em publicações, de testes com alunos, e da elaboração de uma sugestão de material instrucional sobre simetria em vários campos da Física, utilizando duas teorias de aprendizagem como referente teórico em ensino e aprendizagem (Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e Teoria da Aprendizagem Cognitiva de Ausubel). A pesquisa em livros didáticos e em publicações serviu para verificar se o conceito de simetria está sendo divulgado, em que campos da Física e qual o significado atribuído à simetria. O mesmo teste foi a aplicado para alunos da 7° série do Ensino Fundamental, do 3° ano do Ensino Médio e da disciplina de Física IV do Ensino Superior. Com este teste foi possível comparar vários graus de conhecimento de simetria em cada grau de ensino, chegando à constatação que os alunos reconhecem operações de simetria, ou seja, reconhecem simetrias relacionadas com as suas vivências mais recentes, sendo que apenas os alunos do ensino superior souberam definir o conceito de simetria e, para eles, simetria está relacionada com operações de rotação e reflexão de objetos geométricos, a definição usual do dia-a-dia.
Palavras Chave
Ensino de fisica,Teoria da aprendizagem, Ens Fund. Méd e Sup
Ensino de fisica,Teoria da aprendizagem, Ens Fund. Méd e Sup
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno
Recursos Didáticos, Características do Aluno