O papel das leituras complementares nos livros didáticos de Física

Título
O papel das leituras complementares nos livros didáticos de Física
Autor
Anete Cristina Reis Silveira
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho de investigação apresenta como produto um guia com indicação de leituras complementares dos livros didáticos de Física, as competências que estas podem desenvolver e algumas sugestões de como o professor pode utilizá-las. Discutimos a concepção de contextualização na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais e de alguns autores que defendem a contextualização no ensino da Física e a importância do livro didático como um dos principais recursos didáticos utilizados pelo professor. Apresentamos um panorama das seis coleções de livros didáticos de Física aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/ 2007 e que foram analisadas nesta pesquisa, identificando em cada obra as leituras complementares. As coleções investigadas apresentam um número bem diversificado de leituras complementares, a menor com 14 e a maior com 111 leituras. Elas abordam diferentes temas das áreas da física e são exibidas no decorrer ou no final do capítulo com diferentes títulos como: Gramática da Física, Aplicações Tecnológicas, História da Ciência, Cotidiano ou Tópico Especial. Todas as seis coleções propõem leituras complementares nas três dimensões de competências: Representação e Comunicação (RC), Investigação e Compreensão (IC) e Contextualização Sociocultural (CSC); a grande maioria delas procura desenvolver competências na dimensão IC com leituras que propõem o aprofundamento do conteúdo com aplicação dos mesmos conceitos em diferentes situações; o maior número de leituras complementares apresenta elemento do grupo CSC como relato sobre a vida de um físico, situação em que revela uma aplicação tecnológica ou o seu desenvolvimento histórico. Embora os livros didáticos coloquem à disposição do professor de Física um número considerável de leituras complementares e em algumas situações com perspectivas diferentes, concluímos que elas não estão totalmente em consonância com os PCN+, uma vez que não contextualizam o ensino da Física e sim conceitos da Física
Palavras Chave
livro didático, leitura complementar, contextualização, PCN+.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos