Analogias no ensino de Física: uma contribuição para o estudo de seu potencial didático.
Título
Analogias no ensino de Física: uma contribuição para o estudo de seu potencial didático.
Analogias no ensino de Física: uma contribuição para o estudo de seu potencial didático.
Autor
Lucillana de Moraes Silveira
Lucillana de Moraes Silveira
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A identificação e a análise dos processos envolvidos na forma de pensar e aprender dos estudantes têm sido alvo de inúmeras investigações da comunidade científica preocupada com o processo educacional e, representam uma parte substancial de seus trabalhos de pesquisa das últimas décadas. Relativamente à questão da formação de conceitos, procura-se desenvolver abordagens didáticas que propiciem a construção de conceitos os mais próximos daqueles estabelecidos por esta comunidade. Neste sentido, a produção de material de pesquisa sobre o papel da linguagem no Ensino de Ciências, tem se intensificado nos últimos anos, e busca através a investigação acerca do uso de metáforas e analogias na construção do conhecimento científico, fundamentar a hipótese de que estes podem ser recursos viáveis ao processo formulação de conceitos. Este trabalho visa contribuir para o estudo do potencial didático de recursos analógicos no ensino de conceitos físicos. Neste, investigou-se a efetividade da utilização de analogias e metáforas em aulas de Física, a partir de uma análise sobre dois aspectos: as apresentações em materiais para uso didáticos disponíveis aos professores desta área e, implementações de estratégias didáticas estruturadas para uso em aulas de Física. Assim, investigou-se a utilização de modelos analógicos em livros didáticos de Física, e posteriormente fez-se uma seleção e levantamento de ocorrência de exploração destes recursos em textos de divulgação científica. Uma análise em vídeos de caráter de divulgação científica reforçou a investigação por se tratar um recurso atualmente disponível a professores e bastante acessível a alunos. Para tanto, utilizou-se um método de referência e análise para a exploração destes recursos, retirado da literatura específica da área. Posteriormente, aprofundou-se a investigação estendendo-a as práticas de sala de aula. Partiu-se da elaboração de estratégias didáticas especialmente estruturadas de modo a contemplar a exploração de modelos analógicos para o ensino de conceitos físicos. Analisou-se a efetividade da utilização destes recursos, através dos relatos da professora implementadora destas estratégias, sobre o desenvolvimento das mesmas em suas aulas. Deste estudo concluiu-se que um modelo analógico pode contribuir no processo de aprendizagem de conceitos físicos, pela sua característica de requerer um envolvimento maior do estudante no desenvolvimento da proposta didática. No entanto, ele sozinho não pode ser considerado uma fonte de aprendizagem. Compreender uma analogia não é compreender o conceito, mas construí-lo através das relações e informações por ela transmitida.
A identificação e a análise dos processos envolvidos na forma de pensar e aprender dos estudantes têm sido alvo de inúmeras investigações da comunidade científica preocupada com o processo educacional e, representam uma parte substancial de seus trabalhos de pesquisa das últimas décadas. Relativamente à questão da formação de conceitos, procura-se desenvolver abordagens didáticas que propiciem a construção de conceitos os mais próximos daqueles estabelecidos por esta comunidade. Neste sentido, a produção de material de pesquisa sobre o papel da linguagem no Ensino de Ciências, tem se intensificado nos últimos anos, e busca através a investigação acerca do uso de metáforas e analogias na construção do conhecimento científico, fundamentar a hipótese de que estes podem ser recursos viáveis ao processo formulação de conceitos. Este trabalho visa contribuir para o estudo do potencial didático de recursos analógicos no ensino de conceitos físicos. Neste, investigou-se a efetividade da utilização de analogias e metáforas em aulas de Física, a partir de uma análise sobre dois aspectos: as apresentações em materiais para uso didáticos disponíveis aos professores desta área e, implementações de estratégias didáticas estruturadas para uso em aulas de Física. Assim, investigou-se a utilização de modelos analógicos em livros didáticos de Física, e posteriormente fez-se uma seleção e levantamento de ocorrência de exploração destes recursos em textos de divulgação científica. Uma análise em vídeos de caráter de divulgação científica reforçou a investigação por se tratar um recurso atualmente disponível a professores e bastante acessível a alunos. Para tanto, utilizou-se um método de referência e análise para a exploração destes recursos, retirado da literatura específica da área. Posteriormente, aprofundou-se a investigação estendendo-a as práticas de sala de aula. Partiu-se da elaboração de estratégias didáticas especialmente estruturadas de modo a contemplar a exploração de modelos analógicos para o ensino de conceitos físicos. Analisou-se a efetividade da utilização destes recursos, através dos relatos da professora implementadora destas estratégias, sobre o desenvolvimento das mesmas em suas aulas. Deste estudo concluiu-se que um modelo analógico pode contribuir no processo de aprendizagem de conceitos físicos, pela sua característica de requerer um envolvimento maior do estudante no desenvolvimento da proposta didática. No entanto, ele sozinho não pode ser considerado uma fonte de aprendizagem. Compreender uma analogia não é compreender o conceito, mas construí-lo através das relações e informações por ela transmitida.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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