Uma análise epistemológica do conceito de substância em livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental.
Título
Uma análise epistemológica do conceito de substância em livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental.
Uma análise epistemológica do conceito de substância em livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental.
Autor
Marcelo Pimentel da Silveira
Marcelo Pimentel da Silveira
Orientação
João Zanetic
João Zanetic
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho consiste em uma análise epistemológica do conceito de substância apresentado, direta ou indiretamente, nos livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental. O trabalho foi alicerçado na epistemologia de Gaston Bachelard utilizando, principalmente, as noções de obstáculo epistemológico e perfil epistemológico para estabelecer os critérios de análise. A partir destas considerações, procuramos identificar a presença de obstáculos epistemológicos e a existência, ou não, de uma preocupação dos autores com os diferentes momentos epistemológicos relacionados ao conceito de substância ao longo da história da evolução deste conceito. Foram analisados os livros de 5ª e 8ª séries, das seis coleções aprovadas pelo PNLD/2002, entendendo que estas refletem o ensino de ciências desenvolvido pela maioria dos professores das escolas públicas brasileiras, já que estes são distribuídos gratuitamente pelo governo federal. Pudemos detectar que, na maioria das coleções analisadas, prevalece a presença de obstáculos substancialistas e realistas, não havendo, também, uma preocupação com os diferentes momentos epistemológicos relacionados à evolução do conceito de substância. Enfim, a análise dos resultados indica que as coleções, em sua maioria, não apresentam uma preocupação maior com a construção do conceito de substância e, tão pouco, com as questões epistemológicas relacionadas a este conceito.
Este trabalho consiste em uma análise epistemológica do conceito de substância apresentado, direta ou indiretamente, nos livros didáticos de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental. O trabalho foi alicerçado na epistemologia de Gaston Bachelard utilizando, principalmente, as noções de obstáculo epistemológico e perfil epistemológico para estabelecer os critérios de análise. A partir destas considerações, procuramos identificar a presença de obstáculos epistemológicos e a existência, ou não, de uma preocupação dos autores com os diferentes momentos epistemológicos relacionados ao conceito de substância ao longo da história da evolução deste conceito. Foram analisados os livros de 5ª e 8ª séries, das seis coleções aprovadas pelo PNLD/2002, entendendo que estas refletem o ensino de ciências desenvolvido pela maioria dos professores das escolas públicas brasileiras, já que estes são distribuídos gratuitamente pelo governo federal. Pudemos detectar que, na maioria das coleções analisadas, prevalece a presença de obstáculos substancialistas e realistas, não havendo, também, uma preocupação com os diferentes momentos epistemológicos relacionados à evolução do conceito de substância. Enfim, a análise dos resultados indica que as coleções, em sua maioria, não apresentam uma preocupação maior com a construção do conceito de substância e, tão pouco, com as questões epistemológicas relacionadas a este conceito.
Palavras Chave
Livro Didático; Conceito de Substância.
Livro Didático; Conceito de Substância.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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