Como os estudantes do Ensino Médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético
Título
Como os estudantes do Ensino Médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético
Como os estudantes do Ensino Médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético
Autor
Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira
Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira
Orientação
José Mariano Amabis
José Mariano Amabis
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Instituto de Biociências
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Pesquisas no ensino de Genética, especificamente sobre pseudoconceitos e dificuldades dos estudantes na resolução de exercícios envolvendo herança biológica, evidenciam os problemas que os professores enfrentam ao tentar inserir temas atuais - como alimentos transgênicos, clonagem e testes de identificação por DNA - tão necessários para a educação científica almejada. Para compreender como os estudantes relacionam os conceitos básicos de localização e organização do material genético é que desenvolvemos este trabalho, e para isso, adequamos metodologias tradicionais às nossas necessidades e particularidades para tentar atingir o objetivo definido. Inicialmente, um questionário adaptado foi aplicado em seis diferentes escolas com 186 alunos do 3º ano do Ensino Médio e 156 alunos do 1º ano. Durante a análise estatística desses dados, percebemos que seriam necessárias entrevistas semi-estruturadas para compreender os resultados obtidos com o questionário. Por fim, a análise dos resultados iniciais utilizando mapas de conceitos nos permitiu verificar que a rede de significados não é comum para os alunos de uma mesma classe, mesmo após o Ensino Médio. Concluímos também que algumas relações filogenéticas conceituais, não são compartilhadas por esses mesmos alunos: a célula é a unidade dos seres vivos, todas as células possuem informação genética e os genes estão nos cromossomos. No entanto, outras relações são compartilhadas por eles: os seres humanos e demais mamíferos possuem células e os gametas possuem cromossomos e genes. A partir disso, pudemos elaborar algumas recomendações e propostas metodológicas para o Ensino da Genética.
Pesquisas no ensino de Genética, especificamente sobre pseudoconceitos e dificuldades dos estudantes na resolução de exercícios envolvendo herança biológica, evidenciam os problemas que os professores enfrentam ao tentar inserir temas atuais - como alimentos transgênicos, clonagem e testes de identificação por DNA - tão necessários para a educação científica almejada. Para compreender como os estudantes relacionam os conceitos básicos de localização e organização do material genético é que desenvolvemos este trabalho, e para isso, adequamos metodologias tradicionais às nossas necessidades e particularidades para tentar atingir o objetivo definido. Inicialmente, um questionário adaptado foi aplicado em seis diferentes escolas com 186 alunos do 3º ano do Ensino Médio e 156 alunos do 1º ano. Durante a análise estatística desses dados, percebemos que seriam necessárias entrevistas semi-estruturadas para compreender os resultados obtidos com o questionário. Por fim, a análise dos resultados iniciais utilizando mapas de conceitos nos permitiu verificar que a rede de significados não é comum para os alunos de uma mesma classe, mesmo após o Ensino Médio. Concluímos também que algumas relações filogenéticas conceituais, não são compartilhadas por esses mesmos alunos: a célula é a unidade dos seres vivos, todas as células possuem informação genética e os genes estão nos cromossomos. No entanto, outras relações são compartilhadas por eles: os seres humanos e demais mamíferos possuem células e os gametas possuem cromossomos e genes. A partir disso, pudemos elaborar algumas recomendações e propostas metodológicas para o Ensino da Genética.
Palavras Chave
Ensino de Genética; Material Genético; Genes.
Ensino de Genética; Material Genético; Genes.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno