Como os estudantes do Ensino Médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético

Título
Como os estudantes do Ensino Médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético
Autor
Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira
Orientação
José Mariano Amabis
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biociências
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Pesquisas no ensino de Genética, especificamente sobre pseudoconceitos e dificuldades dos estudantes na resolução de exercícios envolvendo herança biológica, evidenciam os problemas que os professores enfrentam ao tentar inserir temas atuais - como alimentos transgênicos, clonagem e testes de identificação por DNA - tão necessários para a educação científica almejada. Para compreender como os estudantes relacionam os conceitos básicos de localização e organização do material genético é que desenvolvemos este trabalho, e para isso, adequamos metodologias tradicionais às nossas necessidades e particularidades para tentar atingir o objetivo definido. Inicialmente, um questionário adaptado foi aplicado em seis diferentes escolas com 186 alunos do 3º ano do Ensino Médio e 156 alunos do 1º ano. Durante a análise estatística desses dados, percebemos que seriam necessárias entrevistas semi-estruturadas para compreender os resultados obtidos com o questionário. Por fim, a análise dos resultados iniciais utilizando mapas de conceitos nos permitiu verificar que a rede de significados não é comum para os alunos de uma mesma classe, mesmo após o Ensino Médio. Concluímos também que algumas relações filogenéticas conceituais, não são compartilhadas por esses mesmos alunos: a célula é a unidade dos seres vivos, todas as células possuem informação genética e os genes estão nos cromossomos. No entanto, outras relações são compartilhadas por eles: os seres humanos e demais mamíferos possuem células e os gametas possuem cromossomos e genes. A partir disso, pudemos elaborar algumas recomendações e propostas metodológicas para o Ensino da Genética.
Palavras Chave
Ensino de Genética; Material Genético; Genes.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno