Biocidadania: uma proposta de projeto em Educação Ambiental que possibilita o diálogo entre disciplinas do ensino médio.
Título
Biocidadania: uma proposta de projeto em Educação Ambiental que possibilita o diálogo entre disciplinas do ensino médio.
Biocidadania: uma proposta de projeto em Educação Ambiental que possibilita o diálogo entre disciplinas do ensino médio.
Autor
Claudine de Andrade Silvestre
Claudine de Andrade Silvestre
Orientação
Andrea Carla Leite Chaves
Andrea Carla Leite Chaves
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A natureza interdisciplinar e sua importância na concretização da Educação Ambiental (EA) diante dos complexos problemas sócio-ambientais atuais fizeram nos elaborar e experimentar um projeto de EA que possibilita o diálogo entre diferentes disciplinas no primeiro ano do ensino médio. O projeto, produto desta dissertação, foi pautado na lógica emancipatória e na busca do saber ambiental, valores fundamentais na formação da cidadania plena almejada pela educação. Inicialmente buscamos investigar, nas escolas onde atuamos nos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as dificuldades e possibilidades percebidas pelos professores na concretização da interdisciplinaridade, através de questionário investigativo e entrevista, visando à construção de um projeto passível de efetivação. As dificuldades apontadas na pesquisa foram principalmente, a falta de tempo e de apoio técnico e pedagógico, o aumento da carga de trabalho e da responsabilidade, a pouca motivação e/ou interesse dos alunos, a falta de motivação devido à baixa valorização profissional, dificuldade conceitual, ou seja, incompreensão do que seja um trabalho interdisciplinar, a falta de planejamento e de formação continuada e a dificuldade de trabalho em equipe. Esta investigação firmou o Centro Cenecista Educacional de Muriaé (CCEM) como palco do projeto, por apresentar um grupo de professores que já trabalhava em equipe e pelo apoio pedagógico e institucional possibilitados por esta Escola. O projeto foi elaborado e desenvolvido por um grupo de professores das disciplinas Biologia, Química, História e Ética. O contexto da enchente ocorrida em Muriaé, provocada pela ruptura da barreira de contensão de dejetos de bauxita da Mineradora Rio Pomba-Cataguases, trouxe-nos o tema, aceito amplamente pelos alunos, pois, foi vivenciado por eles, que escolheram o nome Biocidadania para o projeto. Utilizamos pré e pós-teste para conhecer as concepções prévias dos alunos e traçar um paralelo com aquelas construídas após a conclusão do Biocidadania. Para completar nossa investigação colhemos também as impressões dos alunos sobre sua participação e a de seu grupo no projeto e as aprendizagens que estes perceberam durante o mesmo. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos amadureceram algumas concepções e construíram outras, além de apresentarem um ganho atitudinal observável e a incorporação de alguns valores de suma importância na construção de uma melhor relação com o meio ambiente. Portanto, neste trabalho é apresentada uma estratégia metodológica para trabalhar a EA de forma interdisciplinar com algumas recomendações sem a pretensão de que sejam
A natureza interdisciplinar e sua importância na concretização da Educação Ambiental (EA) diante dos complexos problemas sócio-ambientais atuais fizeram nos elaborar e experimentar um projeto de EA que possibilita o diálogo entre diferentes disciplinas no primeiro ano do ensino médio. O projeto, produto desta dissertação, foi pautado na lógica emancipatória e na busca do saber ambiental, valores fundamentais na formação da cidadania plena almejada pela educação. Inicialmente buscamos investigar, nas escolas onde atuamos nos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as dificuldades e possibilidades percebidas pelos professores na concretização da interdisciplinaridade, através de questionário investigativo e entrevista, visando à construção de um projeto passível de efetivação. As dificuldades apontadas na pesquisa foram principalmente, a falta de tempo e de apoio técnico e pedagógico, o aumento da carga de trabalho e da responsabilidade, a pouca motivação e/ou interesse dos alunos, a falta de motivação devido à baixa valorização profissional, dificuldade conceitual, ou seja, incompreensão do que seja um trabalho interdisciplinar, a falta de planejamento e de formação continuada e a dificuldade de trabalho em equipe. Esta investigação firmou o Centro Cenecista Educacional de Muriaé (CCEM) como palco do projeto, por apresentar um grupo de professores que já trabalhava em equipe e pelo apoio pedagógico e institucional possibilitados por esta Escola. O projeto foi elaborado e desenvolvido por um grupo de professores das disciplinas Biologia, Química, História e Ética. O contexto da enchente ocorrida em Muriaé, provocada pela ruptura da barreira de contensão de dejetos de bauxita da Mineradora Rio Pomba-Cataguases, trouxe-nos o tema, aceito amplamente pelos alunos, pois, foi vivenciado por eles, que escolheram o nome Biocidadania para o projeto. Utilizamos pré e pós-teste para conhecer as concepções prévias dos alunos e traçar um paralelo com aquelas construídas após a conclusão do Biocidadania. Para completar nossa investigação colhemos também as impressões dos alunos sobre sua participação e a de seu grupo no projeto e as aprendizagens que estes perceberam durante o mesmo. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos amadureceram algumas concepções e construíram outras, além de apresentarem um ganho atitudinal observável e a incorporação de alguns valores de suma importância na construção de uma melhor relação com o meio ambiente. Portanto, neste trabalho é apresentada uma estratégia metodológica para trabalhar a EA de forma interdisciplinar com algumas recomendações sem a pretensão de que sejam
Palavras Chave
Educação Ambiental, interdisciplinaridade, estratégia, método.
Educação Ambiental, interdisciplinaridade, estratégia, método.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas