Parâmetros Curriculares Nacionais: o conhecimento escolar no ensino de ciências para as 6ªs e 7ªs séries do ensino fundamental.

Título
Parâmetros Curriculares Nacionais: o conhecimento escolar no ensino de ciências para as 6ªs e 7ªs séries do ensino fundamental.
Educação (Psicologia Da Educação)
Autor
Ana Maria de Paula Siqueira
Orientação
Antonio Carlos Caruso Ronca
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa buscou identificar, a partir de entrevistas com cinco professoras da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal, que conteúdos de Ciências propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais são relevantes do ponto de vista social, econômico, cultural e científico para a aquisição de conhecimento escolar pelos alunos de 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental. Como a nossa hipótese era de que os professores conhecessem os PCNs, buscou-se saber com as professoras, que foram denominadas pelos pseudônimos de Clara, Lia, Polyana, Rosa e Susi, quais os conteúdos são de fato trabalhados, como são transmitidos, quais os problemas e dificuldades encontradas para ministrá-los e o que consideram importante aprender para se tornarem um melhor professor de Ciências. Pesquisou-se, ainda, se as professoras conhecem as propostas e as utilizam no seu Planejamento da escola ou no preparo de suas aulas. As estratégias para facilitar a coleta de dados e alcance dos objetivos foram criadas a partir da pesquisa qualitativa pela aplicação de entrevistas. A análise dos discursos das entrevistadas permitiu compreender como os Parâmetros Curriculares Nacionais chegaram nas escolas, e como o ensino de Ciências vem sendo desenvolvido no Ensino Fundamental. Esta análise foi elaborada em quatro momentos: 1º) caracterização das escolas e das entrevistadas; 2º) a apresentação e análise dos dados de cada uma das entrevistas; 3º) o levantamento dos depoimentos, das inferências e das categorias, 4º) análise de todas as categorias. Após os momentos de análise, fez-se um diálogo entre as falas das professoras e os teóricos citados e, finalmente, buscou-se descrever os resultados, que mostraram, como o ensino de Ciências vem sendo desenvolvido de forma tradicional e que os PCNs, ainda não chegaram à sala de aula
Palavras Chave
PCNS-Ciências, Conteúdos Relevantes, Conhecimento Escolar.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método