O enfoque interdisciplinar dos problemas ambientais contemporâneos e o ensino de Química: um quadro a partir de livros didáticos do Ensino Médio

Título
O enfoque interdisciplinar dos problemas ambientais contemporâneos e o ensino de Química: um quadro a partir de livros didáticos do Ensino Médio
Educação, Administração E Comunicação
Autor
Lilian Siqueira
Orientação
João Luiz Pegoraro
Instituição
USM
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presenta trabalho discute os problemas ambientais, especialmente os referentes à poluição atmosférica gerada por diversos combustíveis, à contaminação de rios e lagos, à chuva ácida, ao efeito estufa e à destruição da camada de ozônio, sob o enfoque da educação ambiental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trabalham com essas possibilidades e sugerem a integração das diversas área envolvidas, em regime de interdisciplinaridade. A análise partiu do exame dos livros didáticos de Química, para o Ensino Médio, abrindo caminhos para trabalhos de ordem interdisciplinar, com integração de conhecimentos de outras áreas. A análise revelou ainda um direcionamento em torno dos programas e questões de vestibulares, ficando patente a influência que as instituições de cursos superiores podem ter na determinação do quadro conceitual e modelos de atividades desenvolvidos no Ensino Médio. Quanto à Educação Ambiental, é preciso produzir propostas capazes de gerar interligação entre as disciplinas, com concepções integradoras nas ações educativas voltadas ao quadro conceitual, revelando que os potenciais indícios ainda parecem ser bastante limitados.
Palavras Chave
livro didático, Química, meio ambiente, Educação Ambiental.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental, Química
Foco Temático
Recursos Didáticos