Ação docente em Ciências Naturais: discutindo a mobilização de saberes experienciais.

Título
Ação docente em Ciências Naturais: discutindo a mobilização de saberes experienciais.
Autor
Antonina Mendes Feitosa Soares
Orientação
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
Instituição
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2010
Cidade / UF
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os saberes experienciais no contexto da ação docente dos professores de Ciências Naturais, onde objetivamos investigarmos a ação docente dos professores de Ciências Naturais, do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina – PI, no sentido de situá-la como lócus de mobilização e de produção de saberes, de modo particular, dos saberes experienciais. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, contamos com diversas contribuições, entre outras: Alarcão (2001, 2007), Bolívar (2002), Brito (2003, 2006), Carvalho e Gil Perez (1993), Contreras (2002), Delizoicov e Angotti (2002), Gauthier (1998), Imbérnon (2002, 2006), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008), Nóvoa (1995), Pimenta (2002), Schön (1995) e Tardif (2002). Os sujeitos foram selecionados obedecendo a critérios preestabelecidos, solicitamos aos professores de Ciências Naturais das 7 (sete) escolas investigadas, que preenchessem a ficha de identificação/questionário inicial para delimitarmos a amostra de professores de Ciências Naturais que atendessem aos seguintes pré-requisitos: ser docente efetivo dos anos finais do ensino fundamental do ensino regular, possuir Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Biologia e/ou Licenciatura Plena em Biologia, estar disposto(a) a participar da pesquisa e ter, no mínimo, 5 (cinco) anos de experiência com a docência em Ciências Naturais (6º ao 9º ano do ensino fundamental). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, em que fizemos uso da história de vida enquanto método. Assim, para chagarmos aos dados, e por acreditarmos serem os mais eficazes, empregamos as técnicas e/ou instrumentos: questionário misto e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo, conforme sugere Bardin (1987), nos levou a eleger as seguintes categorias e subcategorias: sobre a formação profissional do professor de Ciências Naturais, sobre a ação docente do professor de Ciências Naturais e sobre a produção dos saberes docentes, com ênfase no saber experiencial. Os resultados do estudo indicam, entre outros aspectos: que a passagem de aluno a professor é caracterizada por um período de intensas aprendizagens (“choque com a realidade”), marcado por desafios, angústias e dilemas, mas também por sentimentos de superação das dificuldades. Enfatizamos o processo de mobilização dos saberes adquiridos desde as experiências pré-profissionais e perpassa toda a vida profissional, especialmente durante a docência em Ciências Naturais. Percebemos, a partir das análises das falas dos(as) protagonistas, que é na ação docente que sua formação adquire bases sólidas, sobretudo, com a mobilização do saber experiencial. A formação inicial necessita ser repensada, uma vez que entendem que a mesma deixa muitas lacunas. Outra observação é que os(as) professores(as) colaboradores concebem a escola como uma “comunidade de aprendizagem”, capaz de gerar e gerir seus processos formativos, articulando-os e socializando-os entre os pares. A ação docente dos sujeitos desta pesquisa, em sua maioria apresenta uma prática reflexiva e crítica, e que estes profissionais se configuram como mobilizadores de saberes experienciais.
Palavras Chave
ensino de Ciências Naturais, saberes experienciais.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor