Ação docente em Ciências Naturais: discutindo a mobilização de saberes experienciais.
Título
Ação docente em Ciências Naturais: discutindo a mobilização de saberes experienciais.
Ação docente em Ciências Naturais: discutindo a mobilização de saberes experienciais.
Autor
Antonina Mendes Feitosa Soares
Antonina Mendes Feitosa Soares
Orientação
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
Instituição
UFPI
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Teresina/PI
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os saberes experienciais no contexto da ação docente dos professores de Ciências Naturais, onde objetivamos investigarmos a ação docente dos professores de Ciências Naturais, do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina – PI, no sentido de situá-la como lócus de mobilização e de produção de saberes, de modo particular, dos saberes experienciais. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, contamos com diversas contribuições, entre outras: Alarcão (2001, 2007), Bolívar (2002), Brito (2003, 2006), Carvalho e Gil Perez (1993), Contreras (2002), Delizoicov e Angotti (2002), Gauthier (1998), Imbérnon (2002, 2006), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008), Nóvoa (1995), Pimenta (2002), Schön (1995) e Tardif (2002). Os sujeitos foram selecionados obedecendo a critérios preestabelecidos, solicitamos aos professores de Ciências Naturais das 7 (sete) escolas investigadas, que preenchessem a ficha de identificação/questionário inicial para delimitarmos a amostra de professores de Ciências Naturais que atendessem aos seguintes pré-requisitos: ser docente efetivo dos anos finais do ensino fundamental do ensino regular, possuir Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Biologia e/ou Licenciatura Plena em Biologia, estar disposto(a) a participar da pesquisa e ter, no mínimo, 5 (cinco) anos de experiência com a docência em Ciências Naturais (6º ao 9º ano do ensino fundamental). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, em que fizemos uso da história de vida enquanto método. Assim, para chagarmos aos dados, e por acreditarmos serem os mais eficazes, empregamos as técnicas e/ou instrumentos: questionário misto e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo, conforme sugere Bardin (1987), nos levou a eleger as seguintes categorias e subcategorias: sobre a formação profissional do professor de Ciências Naturais, sobre a ação docente do professor de Ciências Naturais e sobre a produção dos saberes docentes, com ênfase no saber experiencial. Os resultados do estudo indicam, entre outros aspectos: que a passagem de aluno a professor é caracterizada por um período de intensas aprendizagens (“choque com a realidade”), marcado por desafios, angústias e dilemas, mas também por sentimentos de superação das dificuldades. Enfatizamos o processo de mobilização dos saberes adquiridos desde as experiências pré-profissionais e perpassa toda a vida profissional, especialmente durante a docência em Ciências Naturais. Percebemos, a partir das análises das falas dos(as) protagonistas, que é na ação docente que sua formação adquire bases sólidas, sobretudo, com a mobilização do saber experiencial. A formação inicial necessita ser repensada, uma vez que entendem que a mesma deixa muitas lacunas. Outra observação é que os(as) professores(as) colaboradores concebem a escola como uma “comunidade de aprendizagem”, capaz de gerar e gerir seus processos formativos, articulando-os e socializando-os entre os pares. A ação docente dos sujeitos desta pesquisa, em sua maioria apresenta uma prática reflexiva e crítica, e que estes profissionais se configuram como mobilizadores de saberes experienciais.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os saberes experienciais no contexto da ação docente dos professores de Ciências Naturais, onde objetivamos investigarmos a ação docente dos professores de Ciências Naturais, do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina – PI, no sentido de situá-la como lócus de mobilização e de produção de saberes, de modo particular, dos saberes experienciais. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, contamos com diversas contribuições, entre outras: Alarcão (2001, 2007), Bolívar (2002), Brito (2003, 2006), Carvalho e Gil Perez (1993), Contreras (2002), Delizoicov e Angotti (2002), Gauthier (1998), Imbérnon (2002, 2006), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008), Nóvoa (1995), Pimenta (2002), Schön (1995) e Tardif (2002). Os sujeitos foram selecionados obedecendo a critérios preestabelecidos, solicitamos aos professores de Ciências Naturais das 7 (sete) escolas investigadas, que preenchessem a ficha de identificação/questionário inicial para delimitarmos a amostra de professores de Ciências Naturais que atendessem aos seguintes pré-requisitos: ser docente efetivo dos anos finais do ensino fundamental do ensino regular, possuir Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Biologia e/ou Licenciatura Plena em Biologia, estar disposto(a) a participar da pesquisa e ter, no mínimo, 5 (cinco) anos de experiência com a docência em Ciências Naturais (6º ao 9º ano do ensino fundamental). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, em que fizemos uso da história de vida enquanto método. Assim, para chagarmos aos dados, e por acreditarmos serem os mais eficazes, empregamos as técnicas e/ou instrumentos: questionário misto e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo, conforme sugere Bardin (1987), nos levou a eleger as seguintes categorias e subcategorias: sobre a formação profissional do professor de Ciências Naturais, sobre a ação docente do professor de Ciências Naturais e sobre a produção dos saberes docentes, com ênfase no saber experiencial. Os resultados do estudo indicam, entre outros aspectos: que a passagem de aluno a professor é caracterizada por um período de intensas aprendizagens (“choque com a realidade”), marcado por desafios, angústias e dilemas, mas também por sentimentos de superação das dificuldades. Enfatizamos o processo de mobilização dos saberes adquiridos desde as experiências pré-profissionais e perpassa toda a vida profissional, especialmente durante a docência em Ciências Naturais. Percebemos, a partir das análises das falas dos(as) protagonistas, que é na ação docente que sua formação adquire bases sólidas, sobretudo, com a mobilização do saber experiencial. A formação inicial necessita ser repensada, uma vez que entendem que a mesma deixa muitas lacunas. Outra observação é que os(as) professores(as) colaboradores concebem a escola como uma “comunidade de aprendizagem”, capaz de gerar e gerir seus processos formativos, articulando-os e socializando-os entre os pares. A ação docente dos sujeitos desta pesquisa, em sua maioria apresenta uma prática reflexiva e crítica, e que estes profissionais se configuram como mobilizadores de saberes experienciais.
Palavras Chave
ensino de Ciências Naturais, saberes experienciais.
ensino de Ciências Naturais, saberes experienciais.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor