Avaliando a dimensão Ambiental na Educação: Um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental de Ivoti/RS

Título
Avaliando a dimensão Ambiental na Educação: Um estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental de Ivoti/RS
Autor
Fernando Jaeger Soares
Orientação
Antonio Batista Pereira
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o intuito de construir um referencial teórico inicial para a avaliação da dimensão ambiental da Educação de forma objetiva, seja dentro de um contexto formal, não-formal ou informal de educação. Além disso, apresenta um modelo de avaliação utilizado com estudantes do Ensino Fundamental e seus resultados. Referências e discussões sobre os principais componentes da Alfabetização Ambiental bem como sobre algumas variáveis precursoras do Comportamento Ambientalmente Responsável (REB), tais como a consciência de problemas ambientais, a dimensão afetiva em relação ao meio ambiente, os conhecimentos de ecologia e ciências ambientais, as habilidades de resolução de problemas ambientais, os conhecimentos e habilidades de ativismo ambiental, entre outras, são analisadas através do teste utilizado. Durante 2004, uma amostra de 134 estudantes de 5ª a 8ª série de duas escolas públicas municipais de Ivoti, RS, foram testados, resultando em um baixo grau de Alfabetização Ambiental (30,4%), mas com uma dimensão afetiva relativamente bem desenvolvida (70,9%). Os resultados também são discutidos em relação a outras pesquisas similares bem como são apresentadas limitações e recomendações da metodologia aqui sugerida.
Palavras Chave
Alfabetização ambiental

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno