Computadores na Educação X Formação de Professores
Título
Computadores na Educação X Formação de Professores
Computadores na Educação X Formação de Professores
Autor
Kátia Fonseca Soares
Kátia Fonseca Soares
Orientação
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Agostinho Serrano de Andrade Neto
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Um tema recursivo no uso do computador no ensino é a forma como esta tecnologia está sendo efetivamente utilizada em sala de aula. Apesar da parcial disseminação destas tecnologias, uma questão sempre em aberto é como os professores estão integrando-a com o currículo, e subseqüentemente, com sua práxis didática. Neste trabalho relatamos uma investigação exploratória qualitativa sobre a formação do professor para o efetivo uso dos computadores nas escolas. Procuramos utilizar pressupostos metodológicos que possibilitem o transporte das conclusões obtidas para outros ambientes educativos. Concluímos que os principais problemas detectados referem-se à infra-estrutura física, bem como à falta de recursos de pessoal qualificado para manutenção dos computadores; falta de formação, tanto nos cursos de licenciatura, como nos cursos de formação em serviço específica para o uso de computadores; e, com relação ao ensino de ciências e matemática, em particular, uma dificuldade adicional ocorre devido à falta de um modelo funcional de como integrar estas tecnologias ao currículo e a práxis didática dos professores desta área.
Um tema recursivo no uso do computador no ensino é a forma como esta tecnologia está sendo efetivamente utilizada em sala de aula. Apesar da parcial disseminação destas tecnologias, uma questão sempre em aberto é como os professores estão integrando-a com o currículo, e subseqüentemente, com sua práxis didática. Neste trabalho relatamos uma investigação exploratória qualitativa sobre a formação do professor para o efetivo uso dos computadores nas escolas. Procuramos utilizar pressupostos metodológicos que possibilitem o transporte das conclusões obtidas para outros ambientes educativos. Concluímos que os principais problemas detectados referem-se à infra-estrutura física, bem como à falta de recursos de pessoal qualificado para manutenção dos computadores; falta de formação, tanto nos cursos de licenciatura, como nos cursos de formação em serviço específica para o uso de computadores; e, com relação ao ensino de ciências e matemática, em particular, uma dificuldade adicional ocorre devido à falta de um modelo funcional de como integrar estas tecnologias ao currículo e a práxis didática dos professores desta área.
Palavras Chave
TIC, Ensino de Ciências e Matemática
TIC, Ensino de Ciências e Matemática
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores