O Olho e o Céu: Contextualizando o Ensino de Astronomia no Nível Médio
Título
O Olho e o Céu: Contextualizando o Ensino de Astronomia no Nível Médio
O Olho e o Céu: Contextualizando o Ensino de Astronomia no Nível Médio
Autor
Antônio Araújo Sobrinho
Antônio Araújo Sobrinho
Orientação
Luiz Carlos Jafelice
Luiz Carlos Jafelice
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No presente trabalho estuda-se o comportamento dos instrumentos ópticos a partir do olho humano, considerado o mais importante dentre os instrumentos de observação visual. O trabalho se desenvolve a partir de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), de como os textos didáticos trabalham a óptica e a Astronomia e faz uma proposta didática para o ensino de óptica fundamentado nos equipamentos de astronomia. O propósito é que os experimentos aqui propostos possam ser aplicados no Ensino Médio, dentre da realidade educacional das escolas púplicas ou privadas de nosso Estado e também do País. tal proposta foi aplicada e discutida cini parte de um projeto de treinamento mais amplo na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, no ano de 2003. Na ocasião trabalhou-se com uma equipe interdisciplinar de professores do ensino médio, na qual foram aplicados dois módulos: Óptioca básica e a História da Óptica, no primeiro momento e Instrumentos Ópticos em Astronomia, no segundo. Em outra oportunidade, com estudantes de segundo ano do nível m´dedio, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, o trabalho realizado e os temas abordados foram semelhantes. Em ambos os casos, a contextualização e os fatos históricos, que propiciam um melhor conhecimento e compreensão de qeu o olho é o início e o fim de qualquer estudo relacionado com a visão, foram destacados. Para atingir os objetivos foram usados materiais de fácil manuseio e aquisição. Técnicas e procedimentos didáticos contextualizados com a realidade vevencial de estudantes e professores também se fizeram presentes. Os recursos e práticas implementados se mostraram relevantes na contribuição de uma efetiva realização de um ensino interdisciplinar e contextualizado de acordo com o que reza os PCNEM. Enfatiza-se a integração da teoria com a prática durante todo o desenvolvimento da proposta por considerar-se que tal procedimento tende a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem como afazer o estudante sentir a aplicação do conhecimaento no dia-a-dia.
No presente trabalho estuda-se o comportamento dos instrumentos ópticos a partir do olho humano, considerado o mais importante dentre os instrumentos de observação visual. O trabalho se desenvolve a partir de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), de como os textos didáticos trabalham a óptica e a Astronomia e faz uma proposta didática para o ensino de óptica fundamentado nos equipamentos de astronomia. O propósito é que os experimentos aqui propostos possam ser aplicados no Ensino Médio, dentre da realidade educacional das escolas púplicas ou privadas de nosso Estado e também do País. tal proposta foi aplicada e discutida cini parte de um projeto de treinamento mais amplo na Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, em Natal, no ano de 2003. Na ocasião trabalhou-se com uma equipe interdisciplinar de professores do ensino médio, na qual foram aplicados dois módulos: Óptioca básica e a História da Óptica, no primeiro momento e Instrumentos Ópticos em Astronomia, no segundo. Em outra oportunidade, com estudantes de segundo ano do nível m´dedio, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, o trabalho realizado e os temas abordados foram semelhantes. Em ambos os casos, a contextualização e os fatos históricos, que propiciam um melhor conhecimento e compreensão de qeu o olho é o início e o fim de qualquer estudo relacionado com a visão, foram destacados. Para atingir os objetivos foram usados materiais de fácil manuseio e aquisição. Técnicas e procedimentos didáticos contextualizados com a realidade vevencial de estudantes e professores também se fizeram presentes. Os recursos e práticas implementados se mostraram relevantes na contribuição de uma efetiva realização de um ensino interdisciplinar e contextualizado de acordo com o que reza os PCNEM. Enfatiza-se a integração da teoria com a prática durante todo o desenvolvimento da proposta por considerar-se que tal procedimento tende a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem como afazer o estudante sentir a aplicação do conhecimaento no dia-a-dia.
Palavras Chave
Astronomia, Óptica, experimentos
Astronomia, Óptica, experimentos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método