Uma introdução de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio.
Título
Uma introdução de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio.
Uma introdução de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio.
Ensino de Física e de Matemática
Autor
Aline Picoli Sonza
Aline Picoli Sonza
Orientação
Solange Binotto Fagan
Solange Binotto Fagan
Instituição
UNIFRA
UNIFRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o desenvolvimento e a aplicação de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. Este trabalho foi realizado sob diferentes aspectos a fim de analisar como a Física Moderna é abordada no Ensino Médio, o que os livros didáticos apresentam sobre este assunto, o desenvolvimento de um módulo didático e a sua aplicação em sala de aula. Em um primeiro momento realizou-se uma investigação com professores do Ensino Médio de Santa Maria/RS e região, por meio de um questionário cujas perguntas estavam direcionadas ao Ensino/Aprendizagem de Física Moderna. A partir das respostas dos professores, fez-se uma análise nos livros didáticos mais utilizados pelos mesmos e nos currículos básicos das escolas onde trabalham. Logo a seguir desenvolveu-se um Módulo Didático com tópicos introdutórios de Física Moderna para o Ensino Médio que foi fundamentado a partir dos livros didáticos avaliados, de módulos didáticos digitais e de materiais de revistas científicas. Este módulo apresenta uma linguagem simples e questionamentos relacionados ao dia-a-dia do aluno, instigando sua investigação científica. Finalmente, foi aplicado este módulo didático a uma turma pré-selecionada de alunos da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Cilon Rosa de Santa Maria –RS. O módulo didático foi dividido em cinco (05) aulas e apresentado em quatro (04) encontros, para os quais foram utilizados além de aulas expositivas, módulos didáticos virtuais, recortes de jornais e debates sobre os temas trabalhados. Este trabalho demonstrou o interesse dos professores por temas relacionados à Física Moderna, assim como o grande empenho por parte dos alunos nas atividades desenvolvidas.
O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o desenvolvimento e a aplicação de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. Este trabalho foi realizado sob diferentes aspectos a fim de analisar como a Física Moderna é abordada no Ensino Médio, o que os livros didáticos apresentam sobre este assunto, o desenvolvimento de um módulo didático e a sua aplicação em sala de aula. Em um primeiro momento realizou-se uma investigação com professores do Ensino Médio de Santa Maria/RS e região, por meio de um questionário cujas perguntas estavam direcionadas ao Ensino/Aprendizagem de Física Moderna. A partir das respostas dos professores, fez-se uma análise nos livros didáticos mais utilizados pelos mesmos e nos currículos básicos das escolas onde trabalham. Logo a seguir desenvolveu-se um Módulo Didático com tópicos introdutórios de Física Moderna para o Ensino Médio que foi fundamentado a partir dos livros didáticos avaliados, de módulos didáticos digitais e de materiais de revistas científicas. Este módulo apresenta uma linguagem simples e questionamentos relacionados ao dia-a-dia do aluno, instigando sua investigação científica. Finalmente, foi aplicado este módulo didático a uma turma pré-selecionada de alunos da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Cilon Rosa de Santa Maria –RS. O módulo didático foi dividido em cinco (05) aulas e apresentado em quatro (04) encontros, para os quais foram utilizados além de aulas expositivas, módulos didáticos virtuais, recortes de jornais e debates sobre os temas trabalhados. Este trabalho demonstrou o interesse dos professores por temas relacionados à Física Moderna, assim como o grande empenho por parte dos alunos nas atividades desenvolvidas.
Palavras Chave
Física Moderna, Ensino Médio, Ensino/Aprendizagem, concepções de professores, livros didáticos.
Física Moderna, Ensino Médio, Ensino/Aprendizagem, concepções de professores, livros didáticos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método