Uma introdução de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio.

Título
Uma introdução de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio.
Ensino de Física e de Matemática
Autor
Aline Picoli Sonza
Orientação
Solange Binotto Fagan
Instituição
UNIFRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre o desenvolvimento e a aplicação de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio. Este trabalho foi realizado sob diferentes aspectos a fim de analisar como a Física Moderna é abordada no Ensino Médio, o que os livros didáticos apresentam sobre este assunto, o desenvolvimento de um módulo didático e a sua aplicação em sala de aula. Em um primeiro momento realizou-se uma investigação com professores do Ensino Médio de Santa Maria/RS e região, por meio de um questionário cujas perguntas estavam direcionadas ao Ensino/Aprendizagem de Física Moderna. A partir das respostas dos professores, fez-se uma análise nos livros didáticos mais utilizados pelos mesmos e nos currí­culos básicos das escolas onde trabalham. Logo a seguir desenvolveu-se um Módulo Didático com tópicos introdutórios de Fí­sica Moderna para o Ensino Médio que foi fundamentado a partir dos livros didáticos avaliados, de módulos didáticos digitais e de materiais de revistas científicas. Este módulo apresenta uma linguagem simples e questionamentos relacionados ao dia-a-dia do aluno, instigando sua investigação científica. Finalmente, foi aplicado este módulo didático a uma turma pré-selecionada de alunos da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Cilon Rosa de Santa Maria –RS. O módulo didático foi dividido em cinco (05) aulas e apresentado em quatro (04) encontros, para os quais foram utilizados além de aulas expositivas, módulos didáticos virtuais, recortes de jornais e debates sobre os temas trabalhados. Este trabalho demonstrou o interesse dos professores por temas relacionados à Fí­sica Moderna, assim como o grande empenho por parte dos alunos nas atividades desenvolvidas.
Palavras Chave
Física Moderna, Ensino Médio, Ensino/Aprendizagem, concepções de professores, livros didáticos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método