Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano
Título
Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano
Ensino de Ciências: para uma pedagogia do corpo humano
Autor
Ortenila Sopelsa
Ortenila Sopelsa
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este é um trabalho de pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, sobre o Ensino de Ciências, especificamente relacionado à abordagem científico-pedagógica do "corpo humano", em termos processuais. A investigação da prática de ensino do corpo humano foi desenvolvida com um grupo de trinta e cinco alunos e sua Professora, nas aulas de Ciências de uma 4ª série do ensino fundamental em uma escola pública do Estado de São Paulo, com o objetivo de configurar como emergem e são explicitadas as dimensões do corpo humano enquanto conteúdo pedagógico no Ensino e na Aprendizagem de Ciências, nos anos iniciais de escolaridade. A construção da prática se deu a partir de entrevistas semi-estruturadas com a Professora e seus alunos, as quais originaram abordagens alternativas do corpo humano pela realização de pesquisas organizadas e realizadas com a participação efetiva dos alunos. Estas pesquisas foram desenvolvidas por meio de: (a) entrevistas e questionários levados a pessoas da comunidade dos alunos, como sujeitos de "suas pesquisas", envolvendo questões relativas ao corpo humano por mim elaboradas e posteriormente discutidas sob a orientação da Professora com o "grande grupo de alunos" em sala de aula; (b) narrativas dos alunos apresentadas durante as atividades de ensino em sala de aula; (c) textos variados produzidos pelos alunos; (d) anotações de campo feitas por mim e, por vezes, pela Professora da classe, no período referente ao ano letivo de 2001. A análise dos referidos materiais desvela uma prática construída/desenvolvida em incessante diálogo nas situações reais de trabalho do grupo de alunos com a Professora e a Pesquisadora, esta sempre presente como convidada na sala de aula. Destes diálogos, emergiu a aprendizagem significativa do corpo humano, no ensino de Ciências, claramente construída e imbricada com as histórias de vida de cada aluno envolvido, implicando seus conflitos, angústias, desafios, saberes, vivências sociais e emocionais. Evidenciou-se continuamente criatividade na construção do conhecimento, possibilitada pela abertura de espaço pedagógico em aula para desenvolvimento da autonomia de voz ou da palavra de cada aluno, de seus pensamentos e de suas ações em termos interativos com seus pares, Professora e até mesmo com familiares e vizinhos. A natureza coletiva deste trabalho revelou que os alunos - de forma individual, independente e ao mesmo tempo interativa de partilhar conhecimento à medida que o adquirem - manifestam capacidade de envolver-se com e de desenvolver Pesquisa no Ensino para aprender Ciências. A abordagem científico-pedagógica adotada na prática investigada evidencia a importância do professor envolver o conteúdo de Ciências, definido por ele ou pela escola, na vida cotidiana do aluno, a fim de contribuir para facilitar a compreensão dos conceitos científicos por cada um. A consideração da auto-estima do aluno, dada a mediação significativa da Professora nas aulas, possibilitou aos alunos oportunidades claras de socialização em aula e mesmo de consolidação das habilidades específicas de leitura e de escrita ainda consideradas instáveis. A experiência adquirida com esta prática investigativa de ensino de Ciências evidenciou ainda a responsabilidade que os professores formadores precisam assumir de (1) participar efetivamente dos processos de sala de aula, (2) propiciar a ajuda pedagógica imprescindível aos alunos, bem como (3) ressaltar isto tudo como parte fundamental da formação docente desejável para a redimensão do processo de ensino e de aprendizagem de quaisquer conteúdos ou conceitos, usualmente tratados na escola, especialmente nas séries iniciais do ensino regular.
Este é um trabalho de pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, sobre o Ensino de Ciências, especificamente relacionado à abordagem científico-pedagógica do "corpo humano", em termos processuais. A investigação da prática de ensino do corpo humano foi desenvolvida com um grupo de trinta e cinco alunos e sua Professora, nas aulas de Ciências de uma 4ª série do ensino fundamental em uma escola pública do Estado de São Paulo, com o objetivo de configurar como emergem e são explicitadas as dimensões do corpo humano enquanto conteúdo pedagógico no Ensino e na Aprendizagem de Ciências, nos anos iniciais de escolaridade. A construção da prática se deu a partir de entrevistas semi-estruturadas com a Professora e seus alunos, as quais originaram abordagens alternativas do corpo humano pela realização de pesquisas organizadas e realizadas com a participação efetiva dos alunos. Estas pesquisas foram desenvolvidas por meio de: (a) entrevistas e questionários levados a pessoas da comunidade dos alunos, como sujeitos de "suas pesquisas", envolvendo questões relativas ao corpo humano por mim elaboradas e posteriormente discutidas sob a orientação da Professora com o "grande grupo de alunos" em sala de aula; (b) narrativas dos alunos apresentadas durante as atividades de ensino em sala de aula; (c) textos variados produzidos pelos alunos; (d) anotações de campo feitas por mim e, por vezes, pela Professora da classe, no período referente ao ano letivo de 2001. A análise dos referidos materiais desvela uma prática construída/desenvolvida em incessante diálogo nas situações reais de trabalho do grupo de alunos com a Professora e a Pesquisadora, esta sempre presente como convidada na sala de aula. Destes diálogos, emergiu a aprendizagem significativa do corpo humano, no ensino de Ciências, claramente construída e imbricada com as histórias de vida de cada aluno envolvido, implicando seus conflitos, angústias, desafios, saberes, vivências sociais e emocionais. Evidenciou-se continuamente criatividade na construção do conhecimento, possibilitada pela abertura de espaço pedagógico em aula para desenvolvimento da autonomia de voz ou da palavra de cada aluno, de seus pensamentos e de suas ações em termos interativos com seus pares, Professora e até mesmo com familiares e vizinhos. A natureza coletiva deste trabalho revelou que os alunos - de forma individual, independente e ao mesmo tempo interativa de partilhar conhecimento à medida que o adquirem - manifestam capacidade de envolver-se com e de desenvolver Pesquisa no Ensino para aprender Ciências. A abordagem científico-pedagógica adotada na prática investigada evidencia a importância do professor envolver o conteúdo de Ciências, definido por ele ou pela escola, na vida cotidiana do aluno, a fim de contribuir para facilitar a compreensão dos conceitos científicos por cada um. A consideração da auto-estima do aluno, dada a mediação significativa da Professora nas aulas, possibilitou aos alunos oportunidades claras de socialização em aula e mesmo de consolidação das habilidades específicas de leitura e de escrita ainda consideradas instáveis. A experiência adquirida com esta prática investigativa de ensino de Ciências evidenciou ainda a responsabilidade que os professores formadores precisam assumir de (1) participar efetivamente dos processos de sala de aula, (2) propiciar a ajuda pedagógica imprescindível aos alunos, bem como (3) ressaltar isto tudo como parte fundamental da formação docente desejável para a redimensão do processo de ensino e de aprendizagem de quaisquer conteúdos ou conceitos, usualmente tratados na escola, especialmente nas séries iniciais do ensino regular.
Palavras Chave
corpo humano, proposta de ensino, ensino-aprendizagem, concepções de alunos, concepções de professor.
corpo humano, proposta de ensino, ensino-aprendizagem, concepções de alunos, concepções de professor.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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