Uma análise epistemológica dos conceitos cotidianos
Título
Uma análise epistemológica dos conceitos cotidianos
Uma análise epistemológica dos conceitos cotidianos
Educação
Autor
Carlos Nereu Sousa
Carlos Nereu Sousa
Orientação
Lucia Maria Moraes Moyses
Lucia Maria Moraes Moyses
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1994
1994
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A importância do senso comum no processo educacional e cada vez mais assumidas por um grande número de pesquisas que se apoiam nas concepções que o aluno já possui sobre os fenômenos de sua realidade. Essas noções e conceitos são contraditórias do ponto de vista das ciências, são coerentes e eficientes nos limites da realidade de sua elaboração. Elas tentam corresponder as necessidades que se colocam a partir da prática social, revelando-se, antes de tudo, como um saber resultante da experiência cotidiana que assume uma significativa função na estruturação da visão de mundo do homem comum. No entanto, quando esses conhecimentos de conquistas científicas transformam-se em parte integrante do saber cotidiano e torna-se mais do que noções científicas no senso comum. Até mesmo porque o termo senso comum e impreciso para dar conta da gama de conhecimentos apropriados sob a estrutura do pensamento cotidiano e que resultam no saber cotidiano. E da definição dos conceitos cotidiano e da sua importância epistemológica, assim como do saber cotidiano para o ensino de ciências, que trata esta dissertação. Os conceitos cotidianos são sínteses praticas produzidas no cotidiano.
A importância do senso comum no processo educacional e cada vez mais assumidas por um grande número de pesquisas que se apoiam nas concepções que o aluno já possui sobre os fenômenos de sua realidade. Essas noções e conceitos são contraditórias do ponto de vista das ciências, são coerentes e eficientes nos limites da realidade de sua elaboração. Elas tentam corresponder as necessidades que se colocam a partir da prática social, revelando-se, antes de tudo, como um saber resultante da experiência cotidiana que assume uma significativa função na estruturação da visão de mundo do homem comum. No entanto, quando esses conhecimentos de conquistas científicas transformam-se em parte integrante do saber cotidiano e torna-se mais do que noções científicas no senso comum. Até mesmo porque o termo senso comum e impreciso para dar conta da gama de conhecimentos apropriados sob a estrutura do pensamento cotidiano e que resultam no saber cotidiano. E da definição dos conceitos cotidiano e da sua importância epistemológica, assim como do saber cotidiano para o ensino de ciências, que trata esta dissertação. Os conceitos cotidianos são sínteses praticas produzidas no cotidiano.
Palavras Chave
Construção do Conhecimento; Conhecimento Cotidiano; Conhecimento Científico.
Construção do Conhecimento; Conhecimento Cotidiano; Conhecimento Científico.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Filosofia da Ciência
Filosofia da Ciência