A divulgação científica para crianças: o caso da Ciência Hoje das Crianças.

Título
A divulgação científica para crianças: o caso da Ciência Hoje das Crianças.
Educação, Gestão e Difusão em Biociências
Autor
Guaracira Gouvêa de Sousa
Orientação
Henrique Lins de Barros
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Ciências Biológicas
Ano
2000
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O foco do estudo do presente trabalho está na divulgação científica dirigida às crianças, tendo como meio a leitura realizada por elas, e na produção da revista Ciência Hoje das Crianças, publicação de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Com a pesquisa, esperava-se, de um lado, obter indicativos de como a comunidade científica exerce controle sobre a política editorial da revista e que estratégias executava para controlar o plano de leitura das crianças, e, por outro lado, compreender como as crianças apreendem esse discurso. A forma de produção da revista Ciência Hoje das Crianças foi estudada de 1986 a 1998: 1) pela análise de documentos oficiais e de entrevistas realizadas com as equipes produtoras (texto, arte e diretores); 2) da leitura feita pelas crianças, analisada por meio de entrevistas que objetivaram apreender as formas específicas dessa leitura com relação a um artigo científico escolhido pelas crianças (21). O conjunto das análises indicou que, na transformação do texto científico em texto de divulgação, na maioria das vezes, preserva-se a intenção do pesquisador/autor, e também que um conjunto de crianças tende a realizar leitura parafrásica, enquanto outro, a realizar leituras polissêmicas, baseadas em exercícios de intertextualidade. Quando a intervenção realizada pela edição altera a intenção do pesquisador/autor, a criança, sobretudo a que realiza leitura parafrásica, orienta-se pelo critério de relevância da equipe produtora. Este estudo apontou que as crianças realizam diferentes leituras, mas que a presença da orientação científica encaminha essa leitura para o discurso da ciência. Como a Ciência Hoje das Crianças é uma revista de ciência, fato reconhecido e explicitado pelos leitores, a formação discursiva da ciência é que deve controlar a elaboração do discurso, no sentido de fornecer os parâmetros próprios da ciência, para que as crianças os utilizem ou não na construção de filtros que lhes orientem e formem seu olhar do mundo em que vivem.
Palavras Chave
Divulgação Científica; Ciência Hoje; Crianças.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar