A contribuição dos conteúdos sociológicos para a formação de professores na Universidade Federal de Goiás.
Título
A contribuição dos conteúdos sociológicos para a formação de professores na Universidade Federal de Goiás.
A contribuição dos conteúdos sociológicos para a formação de professores na Universidade Federal de Goiás.
Autor
Lucimárcia Mendes de Sousa
Lucimárcia Mendes de Sousa
Orientação
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a compreender a contribuição dos conhecimentos sociológicos e seus reflexos na Licenciatura, nos cursos de formação de professor de Matemática, de Ciências Biológicas e Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás - UFG. Contudo, não se trata de aprofundar exaustivamente o conhecimento da formação de professor nestes cursos, mas de, por meio da realidade educacional, indagar a contribuição dos conhecimentos sociológicos para formação de professor, numa perspectiva de compreensão crítica que esses conteúdos trazem para o entendimento da realidade social. A situação atual destes cursos é mostrada a partir da análise do Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares. Neles são analisados o perfil do egresso, a exposição de motivos, as ementas e a bibliografia, além de resoluções e portarias dos cursos. A presença dos conteúdos sociológicos nos cursos de licenciatura é analisada a partir da constituição do campo científico educacional das ciências humanas e sociais. Finalmente podemos dizer que o presente estudo de análise histórica busca detectar os principais problemas existentes nestes documentos, identificando ainda, o motivo pelo quais as mudanças foram realizadas nos currículos.
Este trabalho se propõe a compreender a contribuição dos conhecimentos sociológicos e seus reflexos na Licenciatura, nos cursos de formação de professor de Matemática, de Ciências Biológicas e Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás - UFG. Contudo, não se trata de aprofundar exaustivamente o conhecimento da formação de professor nestes cursos, mas de, por meio da realidade educacional, indagar a contribuição dos conhecimentos sociológicos para formação de professor, numa perspectiva de compreensão crítica que esses conteúdos trazem para o entendimento da realidade social. A situação atual destes cursos é mostrada a partir da análise do Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares. Neles são analisados o perfil do egresso, a exposição de motivos, as ementas e a bibliografia, além de resoluções e portarias dos cursos. A presença dos conteúdos sociológicos nos cursos de licenciatura é analisada a partir da constituição do campo científico educacional das ciências humanas e sociais. Finalmente podemos dizer que o presente estudo de análise histórica busca detectar os principais problemas existentes nestes documentos, identificando ainda, o motivo pelo quais as mudanças foram realizadas nos currículos.
Palavras Chave
Formação de Professor; Docência; Conteúdos Sociológicos; Ciências Sociais; Ciências Humanas.
Formação de Professor; Docência; Conteúdos Sociológicos; Ciências Sociais; Ciências Humanas.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores