A contribuição dos conteúdos sociológicos para a formação de professores na Universidade Federal de Goiás.

Título
A contribuição dos conteúdos sociológicos para a formação de professores na Universidade Federal de Goiás.
Autor
Lucimárcia Mendes de Sousa
Orientação
Marcos Corrêa da Silva Loureiro
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a compreender a contribuição dos conhecimentos sociológicos e seus reflexos na Licenciatura, nos cursos de formação de professor de Matemática, de Ciências Biológicas e Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás - UFG. Contudo, não se trata de aprofundar exaustivamente o conhecimento da formação de professor nestes cursos, mas de, por meio da realidade educacional, indagar a contribuição dos conhecimentos sociológicos para formação de professor, numa perspectiva de compreensão crítica que esses conteúdos trazem para o entendimento da realidade social. A situação atual destes cursos é mostrada a partir da análise do Projeto Político Pedagógico e das Diretrizes Curriculares. Neles são analisados o perfil do egresso, a exposição de motivos, as ementas e a bibliografia, além de resoluções e portarias dos cursos. A presença dos conteúdos sociológicos nos cursos de licenciatura é analisada a partir da constituição do campo científico educacional das ciências humanas e sociais. Finalmente podemos dizer que o presente estudo de análise histórica busca detectar os principais problemas existentes nestes documentos, identificando ainda, o motivo pelo quais as mudanças foram realizadas nos currículos.
Palavras Chave
Formação de Professor; Docência; Conteúdos Sociológicos; Ciências Sociais; Ciências Humanas.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores